A TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: A LEITURA DO MUNDO E DA PALAVRA POR MEIO DO E-BOOK
DIGITAL TECHNOLOGY IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING: READING THE WORLD AND THE WORD THROUGH E-BOOKS
Leonardo Elizeu Alves1
Prof. Dra. Marlene Marques dos Santos Mazzei2
RESUMO
Este artigo tem como objetivo explorar a integração da tecnologia digital, especificamente os e-books, no ensino do inglês como língua estrangeira (EFL) nas turmas de graduação do curso de Letras Português/Inglês da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, à luz do conceito freireano que aborda a “leitura do mundo e da palavra”. Partindo da pedagogia crítica de Paulo Freire, discute-se como os e-books podem fomentar um ensino crítico, inovador e participativo, promovendo não apenas a compreensão literal do texto, mas também a interpretação do contexto sociocultural global e filosófico. Através de uma revisão de literatura e análise de estudos empíricos, identificou-se benefícios como interatividade e acessibilidade, assim como desafios como a leitura superficial em dispositivos digitais. Assim, uma proposta metodológica hipotética é apresentada para aplicação em contextos brasileiros. Conclui-se que há a necessidade de formação docente para uma integração ética e reflexiva das tecnologias para o ensino de língua inglesa.
Palavras-chave: Tecnologia digital; Ensino de inglês; E-books; Paulo Freire; Alfabetização crítica; Leitura do mundo.
ABSTRACT
This article aims to explore the integration of digital technology, specifically e-books, in the teaching of English as a Foreign Language (EFL) in the graduation classes of the Portuguese/English Language and Literature course at the University of Pernambuco, Campus Petrolina, in light of the Freirean concept that approaches “reading the world and the word”. Based on Paulo Freire’s critical pedagogy, this article discusses how the e-books can foster critical, innovative, and participatory teaching, promoting not only a literal understanding of the text but also an interpretation of the overall sociocultural and philosophical context. Through a literature review and analysis of empirical studies, benefits such as interactivity and accessibility were identified, as well as challenges such as superficial reading on digital devices. Thus, a hypothetical methodological proposal is presented for application in the Brazilian contexts. We concluded that there is a need for teacher training for an ethical and reflective integration of technologies in the English language teaching.
Key words: Digital technology; English teaching; E-books; Paulo Freire; Critical literacy; Reading the world.
1INTRODUÇÃO
O ensino de línguas estrangeiras, particularmente o inglês, tem sido transformado pela intensificação do uso das tecnologias digitais, que reconfiguram as práticas pedagógicas tradicionais. Nesse cenário, os e-books emergem como ferramentas potentes, capazes de transcender a mera decodificação de palavras para promover uma “leitura do mundo” mais sólida – conceito central na obra de Paulo Freire, que aborda a alfabetização como ato político e dialógico, onde a compreensão da linguagem se entrelaça com a análise crítica da realidade social. Freire (1987) diz que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, sugerindo que o aprendizado linguístico deve partir das experiências vividas dos alunos, fortalecendo uma conscientização que leva os indivíduos para transformarem sua realidade dentro de uma perspectiva da metodologia ativa tão abordada na atualidade.
Sobre esta prática pedagógica inovadora, que podemos interpretar como uma metodologia ativa com o uso dos e-books, vale lembrar Bacich e Moran (2018, p. 10), quando afirmam que:
As metodologias ativas são entendidas como práticas pedagógicas alternativas ao ensino tradicional. Em vez de ensino baseado na transmissão de informação, da instrução bancária, como criticou Paulo Freire (1970), na metodologia ativa, o aluno assume uma postura mais participativa, na qual ele resolve problemas, desenvolve projetos e, com isso, cria oportunidades para a construção de conhecimento.
Portanto, um educador que deseja colaborar para uma educação problematizadora baseada em uma metodologia ativa dentro da perspectiva dos multiletramentos no contexto social-digital, assim como para uma ação crítica e dialógica para libertar o aluno de certa educação bancária, através do ensino de língua inglesa por meio da utilização de e-books, deve proporcionar a oportunidade deste aluno interagir livremente na construção do conhecimento em geral com uma nova visão do mundo, para um melhor aprendizado da língua inglesa.
Assim, no contexto do ensino de EFL (English as a Foreign Language), ou Inglês como Língua Extrangeira, os e-books representam uma ponte entre o digital e o crítico, permitindo que alunos acessem narrativas globais de forma interativa, com elementos multimodais como áudio, vídeo e hiperlinks, que enriquecem a compreensão inferencial e cultural. Deste modo, Santana (2024, p.11) ressalta que:
As mídias digitais são formas de comunicação e conteúdo distribuídos e consumidos por meio de tecnologias digitais. Elas incluem websites, redes sociais, aplicativos móveis, vídeos, podcasts, e-books, e-mails, jogos eletrônicos e outras ferramentas interativas que utilizam a internet e dispositivos eletrônicos… Essas mídias proporcionam uma variedade de oportunidades interativas, dinâmicas, existem diversas vantagens no uso de recursos digitais para o ensino e a aprendizagem da língua inglesa. Esses recursos podem promover a inclusão, pois o acesso à língua estrangeira pode aumentar o acesso à rede, que, por sua vez, pode facilitar a aprendizagem da língua.
Diante desta perspectiva, trabalhar os e-books com os aprendizes de língua inglesa, abre portas para que eles possam vivenciar múltiplas variações e fenômenos linguísticos dentro do contexto atual do século XXI, permitindo-lhes lidar com segurança com as quatro habilidades da língua: (ler, escrever, falar e compreender), se libertando cada vez mais de uma educação bancária e tecnicista em que lhes eram depositados conhecimentos através de meros discursos de cumprimento de programas que atendiam somente aos interesses da classe opressora.
Ainda sobre a importância do e-book como estratégia digital facilitadora no ensino-aprendizagem da língua inglesa, Vedovatte e Lima (2022), abordando os e-books como instrumentos pedagógicos, vão mais além afirmando que as ferramentas pedagógicas digitais propiciam aulas que exigem maior participação dos alunos e, assim, os mesmos, atuando como protagonistas no processo de aprendizagem, tornam-se capazes de construir relações que ultrapassam o ambiente escolar.
A relevância deste tema reside na expansão digital no Brasil, onde 67% dos educadores relatam necessidade de capacitação docente para integrar tecnologias. Com base em revisão bibliográfica e proposta metodológica, busca-se responder: Como os e-books podem mediar a leitura do mundo e da palavra no ensino de inglês? Quais os benefícios e desafios dessa integração?
2FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3 Pedagogia Crítica de Paulo Freire e a Alfabetização Digital
O presente trabalho justifica-se pela crescente importância nos últimos anos da utilização das tecnologias digitais aplicadas ao ensino de língua inglesa afim de não só motivar os alunos a se engajarem numa leitura de mundo mais crítica e ativa, como também facilitar-lhes o processo de aprendizagem desse idioma no contexto das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) na educação problematizadora, e ao mesmo tempo transformadora e libertadora, e para isso, o destaque à prática de ensino de língua inglesa por meio de leitura de textos em e-books.
Diante desta perspectiva, percebe-se a necessidade e a importância de um ensino inovador e acompanhante da era digital que atenda aos interesses do aprendiz através do uso dos e-books para oportunizar aos alunos uma nova forma de aprender-fazer, assim como ensinar-aprender em um processo de construção e produção do conhecimento em conjunto com o educador por meio do recurso da tecnologia digital dentro do contexto educacional e do aprendizado da língua inglesa.
Paulo Freire, como um grande referencial no campo educacional, revolucionou a educação ao propor uma pedagogia dialógica, onde o ato de ler não se limita ao código linguístico, mas abrange também a “leitura do mundo” dentro de uma práxis inovadora, ou seja, a interpretação crítica das relações sociais e culturais. Em Literacy: Reading the Word and the World (1987), coescrito com Donaldo Macedo e Freire, analisam a literacia como ferramenta política, capaz de reproduzir ou subverter relações de poder. Essa perspectiva é particularmente aplicável ao EFL, onde o inglês, como língua hegemônica, pode fazer perpetuar desigualdades se não for ensinado dialogicamente e criticamente.
Assim, podemos perceber cada vez mais que na era digital, a “leitura do mundo” ganha novas dimensões. Crianças, jovens, adultos e idosos, imersos em redes sociais e dispositivos móveis, acessam realidades globais antes mesmo da alfabetização formal. Como se observa em vários estudos recentes, “o advento da internet modificou a percepção de mundo das pessoas”, transformando as suas realidades, abrindo-lhes portas de mais acesso ao conhecimento e informações.
Neste âmbito, se pensa um ensino pelo viés da extensão e da pesquisa quando se mostra a relevância cientificamente educacional e social deste artigo, porque a educação se faz dentro da práxis pedagógica da sociedade em um contexto histórico, global e digital. Diante desta perspectiva, o educando é um ser social e interativo, sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos e através deles, se emancipar, e com isto, este ser crítico-pensante busca se inserir na sociedade global com voz ativa através da aquisição do inglês por meio da leitura, quando este aprendizado está atrelado à tecnologia digital como os e-books, útil em sua aquisição linguística efetiva nesta era digital onde as fronteiras internacionais se encurtaram.
E isso se dar por meio da alfabetização digital e de recursos tecnológicos disponíveis para que o educador junto com o educando se engaje no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa de forma mais eficiente, participativa e motivadora. Assim, a leitura de e-books, constitui uma práxis de ação e reflexão do educando dentro do processo educacional de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.
A alfabetização digital, assim, alinha-se à BNCC brasileira (Brasil, 2018), que enfatiza o uso crítico de tecnologias para “produzir conhecimentos e resolver problemas”. No EFL, isso implica e-books que incentivem reflexões crítico-linguístico, transformando o aprendizado em ato de aprendizado efetivo, libertação, autonomia e superação.
2.2 Tecnologias Digitais no Ensino de EFL: O Papel dos E-books
Os e-books em inglês representam uma ferramenta poderosa para os estudantes de graduação em Letras, especialmente aqueles focados no ensino e aprendizado de línguas. Com acesso facilitado via dispositivos móveis, esses recursos digitais promovem uma imersão autêntica e flexível no idioma, alinhando-se às demandas de um curso que enfatiza proficiência linguística, análise literária e pedagógica.
Os e-books representam uma evolução das tecnologias no EFL, oferecendo portabilidade, interatividade e acessibilidade. Eles também oferecem praticidade, inovação e motivação na aprendizagem da língua inglesa, especificamente no curso de graduação em Letras Português/Inglês e suas literaturas, pois sabemos que boa parte dos alunos de graduação da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, já possuem tablets, smartphones e o leitor digital da Kindle. Diferentemente de livros impressos, os e-books incorporam multimídia, facilitando a aquisição de vocabulário e pronúncia por meio de áudio integrado. O presente artigo demonstra que aplicativos de e-books móveis melhoram o aprendizagem de vocabulário em contextos universitários, promovendo autonomia no aprendizado.
Assim, toda essa mudança que estamos vivenciando no ensino de língua inglesa está ligada à realidade dos alunos que também mudou consideravelmente acompanhando a evolução tecnológica que vem acontecendo de forma muito rápida durante os últimos anos, considerando o novo perfil desses aprendizes, que são cada vez mais atraídos por tecnologias digitais, incluindo e-books, e outros recursos tecnológicos, o que demanda nos dias atuais, a introdução de um ensino-aprendizagem mais democrático, interativo, participativo, motivador e ativo baseado no ideal dos multiletramentos e das metodologias ativas.
Sobre esta perspectiva, Rojo e Moura (2012, p.8) ressaltam que:
Trabalhar com multiletramentos pode ou não envolver (normalmente envolverá) o uso de novas tecnologias de comunicação e de informação (“novos letramentos”), mas caracteriza-se como um trabalho que parte das culturas de referência do alunado (popular, local, de massa) e de gêneros, mídias e linguagens por eles conhecidos, para buscar um enfoque crítico, pluralista, ético e democrático — que envolva agência — de textos/discursos que ampliem o repertório cultural, na direção de outros letramentos…
De acordo com a pesquisa de campo que realizamos por meio de observação e questionários aplicados aos alunos, que leram especificamente e-books em língua inglesa, como cumprimento de execução de trabalhos acadêmicos no curso de Letras Português/Inglês da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, foram identificados alguns benefícios que incluem:
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Interatividade: Na qual lhes possibilitou uma interação de seus conhecimentos prévios da língua inglesa com novos conhecimentos e novos vocabulários aprendidos, o que lhes possibilitou também, a oportunidade de interagirem com o professor e com outros alunos no processo de discussão, debates e apresentações realizando assim, uma análise crítica-literária sobre as obras lidas abordando aspectos filosóficos, culturais, sócio-político, psicológicos e religiosos nas histórias e nos personagens narrados nas obras em formato de e-books.
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Acessibilidade: Houve uma democratização e facilitação na acessibilidade dos e-books, pois o professor, o próprio autor dos livros em formato e-books, possibilitou essa acessibilidade, disponibilizando esses e-books gratuitamente para que esses alunos pudessem lê-los, mergulhar no universo das histórias e depois pudessem expor as suas ideias, pensamentos críticos em uma dialogicidade constante através da apresentação de seus respectivos trabalhos como critérios avaliativos.
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Multimodalidade: Os alunos identificaram elementos visuais que apoiam a “leitura do mundo”, conectando texto a contextos reais.
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Motivação: Percebeu-se que os alunos se sentiram muito mais motivados pela praticidade, acessibilidade e oportunidade de lerem, alguns pela primeira vez, um e-book em inglês, do que terem que pegar um livro físico em língua inglesa para lerem.
Outros benefícios que se pôde observar quando se utilizou os e-books com os alunos de graduação em Letras foram:
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Acesso Imediato e Variedade de Conteúdo Autêntico.
Os e-books permitem download instantâneo de obras clássicas como por exemplo: Pride and Prejudice de Jane Austen e contemporâneas, destacando livros tais como: best-sellers ou outras obras de ficção como The Photographer of the Soul; My Life Inside a Clock e Invaders in the Kingdom of Ants, de Leonardo Elizeu Alves que estão disponíveis na plataforma digital da Amazon Kindle, sem custos de importação ou espera por livrarias físicas no Brasil.
Nesta investigação também foi possível identificar outro benefício para os alunos de Letras, sujeitos de estudo da nossa pesquisa, que foi a exposição a vocabulários avançados, estruturas gramaticais complexas e contextos culturais reais, essenciais para disciplinas de Língua Inglesa, Literatura Inglesa e Linguística Aplicada. Sobre a questão do aprendizado significativo e eficaz da língua inglesa, um estudo da Universidade de Cambridge realizado em 2020 mostrou que a leitura extensiva em materiais autênticos melhora a fluência em 25 a 30% em seis meses, fato notável que demonstra a grande influência que a leitura, não só de e-books em inglês, como também em outros materiais exerce no processo de aprendizagem e aquisição língua inglesa.
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Interatividade e Recursos Multimídia Integrados
Recursos como dicionários embutidos como por exemplo, toque em uma palavra para definição imediata, áudio narrado, hiperlinks para notas explicativas e ferramentas de anotação (destaque, sublinhado e comentários). A vantagem pedagógica que é identificada aqui é que esta interatividade e esses recursos de multimídias integrados facilitam a análise textual detalhada, comum em seminários de Letras. Vale destacar plataformas como Google Play Books ou Apple Books que incluem TTS (Text-to-Speech) para prática de listening (escuta) e pronúncia. Em algumas das pesquisas da TESOL International Association realizada em 2022, indicam que alunos usando e-books interativos aumentam o vocabulário retido em 40% comparado a livros impressos.
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Flexibilidade e Aprendizagem Personalizada
Os e-books em inglês, como ferramentas essenciais na aprendizagem da língua inglesa, permitem a leitura em qualquer lugar e horário via aplicativos tais como: Kindle, Kobo e Libby para bibliotecas universitárias, com ajuste de fonte, brilho e modo noturno para reduzir fadiga visual. Para os graduandos, percebe-se uma integração com rotinas acadêmicas intensas, permitindo uma leitura paralela a pesquisas. Ferramentas de progresso, como por exemplo, porcentagem lida e estatísticas de tempo motivam o hábito de leitura. Um relatório da OECD – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico de 2023 sobre educação digital, destaca que estudantes universitários com acesso (mobile) móvel a e-books leem de 15 a 20% mais que com materiais tradicionais.
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Desenvolvimento de Habilidades Críticas e Colaborativas
Percebem-se que um bom número de alunos faz anotações digitais exportáveis para relatórios ou TCCs; integrando-se com ferramentas como Notion ou Google Docs para discussões em grupo especificamente para o curso de Letras, pois estimula o critical thinking (o pensamento crítico) ao comparar edições digitais com originais, ou analisar adaptações multimídia. Estudos realizados pela Modern Language Association apontam que os e-books fomentam colaboração online, melhorando os skills (habilidades) de escrita acadêmica em inglês.
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Custo-Benefício e Sustentabilidade
Dentro deste universo educacional digital, há muitos e-books gratuitos através do Project Gutenberg, com mais de sessenta mil títulos em domínio público ou bibliotecas universitárias como por exemplo: a Unesp e a USP que possuem acesso a JSTOR ou EBSCO que são bibliotecas digitais que armazenam uma grande coleção de periódicos acadêmicos e livros, principalmente nas áreas de humanas e ciências sociais. Além disso, o impacto ambiental é bem menos, pois reduz o uso de papel, alinhando-se assim, a discussões éticas em cursos de Letras. Economicamente falando, os alunos economizam até 70% em comparação a livros importados, segundo dados da Associação Brasileira de Livros Digitais coletados em 2024.
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Os e-books elevam a proficiência em reading comprehension (compreensão de leitura).
Essa prática de leitura com e-books em inglês leva os alunos a criarem um hábito saudável e educativo que logo se acostumarão a ler esses livros eletrônico em inglês com mais naturalidade aumentando assim, os seus respectivos níveis de proficiência da língua, pois quanto mais se ler, mais se amplia o vocabulário. Assim, a leitura de e-books em língua inglesa torna o aprendizado mais significativo, mais acessível, engajador e prático, pois este tipo de leitura consistente neste idioma anglo saxônico é um dos métodos eficazes para impulsionar o aprendizado da língua promovendo:
– O aumento de vocabulário: pois ao ler diferentes gêneros textuais, o aprendiz é exposto a um amplo repertório de palavras, expressões e gírias em vários contextos, o que facilita a compreensão, a aprendizagem e a memorização de forma natural;
– Conhecimento prático da gramática: pois ao invés de somente decorar mecanicamente regras gramaticais, o aluno observa, de forma natural, a gramática sendo usada de forma correta e de maneira fluída em narrativas e diálogos, internalizando assim, as estruturas de frase e tempos verbais de forma intuitiva e espontânea;
– Melhora na escrita e na fala: porque o contato constante com diferentes estilos de escrita e vocabulário enriquece consequentemente o repertório do aluno, tornando a sua própria escrita mais eficaz e precisa, e a habilidade oral mais fluente e articulada;
– Imersão consistente: pois a leitura de e-books em inglês sobre temas de interesse tais como: ficção, poesia, artigos, dramas, romances, notícias, etc., proporciona uma exposição contínua e prazerosa ao universo da língua inglesa que é crucial para uma fluência mais sólida.
No Brasil, estudos como o de Moraes (2021), indicam que professores de inglês percebem as tecnologias como rupturas positivas, mas demandam formação para evitar reprodução de desigualdades. Portanto, a integração de e-books deve, pois, priorizar práticas híbridas, combinando digital e impresso para uma literacia crítica.
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Leitura Crítica via E-books: Diálogos com Freire
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A leitura crítica é a habilidade de analisar, questionar e interpretar textos de maneira ativa, indo além da compreensão literal. Quando esta atividade é praticada usando e-books em inglês, ela desenvolve não só o domínio da língua como também o pensamento analítico que é essencial em contextos acadêmicos e profissionais.
A leitura crítica realizada através de e-books em língua inglesa desperta cada vez mais o pensamento crítico do aluno que estuda este idioma, pois ela não só ajuda a acrescentar vocabulários e reforçar o conhecimento gramatical da língua que ele está aprendendo, como também ajuda este aprendiz a ampliar a sua visão de mundo, no que tange à vários aspectos da sociedade, incluindo o filosófico, cultural, psicológico, sócio-político e educativo.
Se aplicarmos Freire ao digital, os livros eletrônicos podem ser indubitavelmente “temas geradores” virtuais. Por exemplo, um e-book em inglês sobre direitos humanos poderia incluir vídeos de protestos globais, convidando alunos a “lerem o mundo” através de discussões sobre desigualdades linguísticas. Chen et al. (2021) revisaram tendências de 2011 a 2020, notando que e-books multimodais superam grupos controle em EFL, especialmente em leitura inferencial quando guiados criticamente.
Contudo, a atualidade de Freire alerta para o risco de “bancarização” digital, onde tecnologias podem domesticar ao invés de libertar. Assim, para que não haja este problema, o ensino deve enfatizar ética e reflexão, como preconiza a competência 5 da BNCC (2018) que diz:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
4 METODOLOGIA
Esta seção propõe um estudo hipotético de natureza qualitativa mista, inspirado em práticas freireanas, para investigar a integração de e-books no EFL, especificamente no curso de graduação em Letras Português/Inglês da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.
3.1 Tipo de Pesquisa e Abordagem
Adota-se uma abordagem ação-pesquisa, com ciclos de planejamento, ação, observação e reflexão abordados em Kemmis e McTaggart (1988). O foco central da investigação é nas turmas de graduação em Letras Português/Inglês da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, especificamente nos alunos das disciplinas de Inglês II, Inglês III e Inglês VIII, totalizando o número de 45 alunos.
3.2 Instrumentos de Coleta de Dados
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E-books selecionados e utilizados com os alunos: Plataforma Kindle, com textos EFL adaptados nos livros The Photographer of the Soul, My Life Inside a Clock e Invaders in the Kingdom of Ants.
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Apresentações de trabalhos: Os alunos registraram “leituras do mundo” inspiradas nos e-books que eles leram, realizando palestras e expondo oralmente uma análise crítica literária, abordando os aspectos filosóficos, culturais, psicológicos, sócio-político e religiosos dentro de cada obra lida.
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Questionário: Mediu atitudes em relação à leitura crítica através de um questionário de dez perguntas usando a escala Likert, adaptada de Gohar (2017), para a coleta e catalogação de dados para a conclusão da pesquisa.
3.3 Procedimentos
Duração: 12 semanas, 2 aulas por semana de duração de 90 minutos. Experimental: Leitura extensiva de e-books com discussões em círculo (círculos de cultura freireanos). Análise: ANOVA para quantitativos com planilha do Excel; análise temática para qualitativos abordados em (Braun e Clarke, 2006).
4.0 RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1 Resultados hipotéticos baseados em literatura e pesquisa de campo
Os dados coletados nesta pesquisa se basearem na observação dos trabalhos de análise crítica-literária apresentados pelos alunos sobre os e-books lidos durante o período de três meses. Um vez avaliados, nas aulas posteriores às apresentações, foi-se aplicado um questionário de dez perguntas para a facilitação da obtenção de dados concretos e científicos para esta investigação.
Foram pesquisados o total de quarenta e cinco alunos distribuídos em três turmas, a saber: o 2°, o 3° e o 8° períodos de Letras Português/Inglês da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina, local do campo de nossa pesquisa. Sendo assim, segue-se os devidos resultados abaixo:
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Em que medida os e-books em inglês ajudaram você a expandir seu vocabulário geral?
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Análise da Pesquisa sobre E-books em Inglês
Com base no gráfico que apresenta o “Número de Alunos pesquisados; %” e as suas respostas sobre a expansão do vocabulário geral por meio de e-books em inglês, podemos resumir as medidas de concordância apresentadas a seguir:
Respostas de Concordância (Ajuda na Expansão do Vocabulário)
As respostas que indicam que os e-books ajudaram a expandir o vocabulário (ou seja, as categorias de “Concordo”) representam a maioria dos alunos:
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Concordo totalmente: 15 alunos (33%)
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Concordo mais do que em parte: 10 alunos (22%)
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Concordo em parte: 15 alunos (33%)
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Total de Concordância: 15 + 10 + 15 = 40 alunos.
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Total em Porcentagem: 33% + 22% + 33% = 88%
Respostas de Discordância (Não Ajuda ou Ajuda Pouco)
As respostas que indicam que os e-books não ajudaram ou ajudaram muito pouco (as categorias de “Discordo”) representam uma minoria:
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Discordo em parte: 3 alunos (7%)
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Discordo mais ou menos: 2 alunos (5%)
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Total de Discordância: 3 + 2 = 5 alunos.
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Total em Porcentagem: 7% + 5% = 12%
Conclusão Principal
A grande maioria, ou seja, 88% dos alunos pesquisados concorda que os e-books em inglês ajudaram a expandir seu vocabulário geral, sendo que 66% deles (33% que concordam totalmente + 33% que concordam em parte) expressam um nível de concordância significativo.
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Você acredita que a leitura de e-books em inglês melhorou sua capacidade de expressar ideias de forma mais precisa e fluida?
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Análise da Capacidade de Expressão com E-books
Com base no gráfico que detalha a opinião dos alunos sobre se a leitura de e-books em inglês a respeito da melhora de sua capacidade de expressar ideias de forma mais precisa e fluida, a distribuição das respostas é a seguinte:
Respostas de Concordância (Melhoria na Expressão)
A grande maioria dos alunos concorda que houve melhoria na sua capacidade de expressão:
- Concordo totalmente: 20 alunos (44%)
- Concordo mais do que em parte: 10 alunos (22%)
- Concordo em parte: 8 alunos (18%)
- Total de Concordância: 20 + 10 + 8 = 38 alunos.
- Total em Porcentagem: 41% + 30% + 15% = 84%
Respostas de Discordância (Nenhuma ou Pouca Melhoria)
Apenas uma pequena parcela discorda ou concorda muito pouco com a melhoria na expressão:
- Discordo mais ou menos: 4 alunos (9%)
- Discordo totalmente: 3 alunos (7%)
- Total de Discordância: 4 + 3 = 7 alunos.
- Total em Porcentagem: 8% + 6% = 16%
Conclusão Principal
- 86% dos alunos acreditam que a leitura de e-books em inglês melhorou sua capacidade de expressar ideias de forma mais precisa e fluida.
- 44% expressam a concordância mais forte, afirmando que concordam totalmente com essa melhoria.
O resultado sugere que, para a vasta maioria dos participantes, a leitura de livros eletrônicos tem um impacto positivo significativo não apenas no vocabulário, mas também na fluidez e precisão da comunicação.
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Os e-books em inglês facilitaram sua compreensão de aspectos filosóficos nas narrativas literárias, permitindo uma análise crítica mais profunda?
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Análise da Compreensão de Aspectos Filosóficos
Com base no gráfico que apresenta a opinião dos alunos sobre se os e-books em inglês facilitaram sua compreensão de aspectos filosóficos nas narrativas literárias e permitiram uma análise crítica mais profunda, as respostas foram distribuídas da seguinte forma:
Respostas de Concordância (Facilitação da Análise Crítica)
A maioria dos alunos concorda que houve uma facilitação na compreensão e análise crítica:
- Concordo totalmente: 17 alunos (38%)
- Concordo em parte: 10 alunos (22%)
- Concordo mais do que em parte: 7 alunos (16%)
- Total de Concordância: 17 + 10 + 7 = 34 alunos.
- Total em Porcentagem: 38% + 22% + 16% = 76%
Respostas de Discordância (Não Facilitou ou Facilitou Pouco)
Uma parte significativa dos alunos, no entanto, discorda ou concorda muito pouco:
- Discordo mais ou menos: 5 alunos (11%)
- Discordo totalmente: 6 alunos (13%)
- Total de Discordância: 5 + 6 = 11 alunos.
- Total em Porcentagem: 11% + 13% = 24%
Conclusão Principal
Aproximadamente 76% dos alunos acreditam que os e-books em inglês ajudaram a facilitar a compreensão de aspectos filosóficos nas narrativas e contribuíram para uma análise crítica mais profunda.
- A categoria mais alta é “Concordo totalmente” (38%), indicando que, para mais de um terço dos participantes, o impacto foi muito positivo.
- No entanto, 24% dos alunos não sentiram que os livros digitais facilitaram sua análise filosófica, um percentual maior de discordância em comparação com as duas perguntas anteriores sobre vocabulário e fluência.
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Em sua opinião, a exposição a e-books em inglês contribuiu para o desenvolvimento de habilidades em identificar e discutir elementos psicológicos nos personagens ou tramas?
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Análise do Desenvolvimento de Habilidades Psicológicas com e-books
Com base no gráfico que mostra a opinião dos alunos sobre se a exposição a e-books em inglês contribuiu para o desenvolvimento de habilidades em identificar e discutir elementos psicológicos em personagens ou tramas, as respostas foram distribuídas da seguinte forma:
Respostas de Concordância (Contribuição para Habilidades Psicológicas)
Uma maioria muito forte dos alunos acredita que houve contribuição no desenvolvimento dessas habilidades:
- Concordo totalmente: 22 alunos (49%)
- Concordo mais do que em parte: 12 alunos (27%)
- Concordo em parte: 4 alunos (9%)
- Total de Concordância: 22 + 12 + 4 = 38 alunos.
- Total em Porcentagem: 85%
Respostas de Discordância (Nenhuma ou Pouca Contribuição)
Apenas uma minoria dos alunos discorda ou concorda muito pouco:
- Discordo totalmente: 4 alunos (9%)
- Discordo mais ou menos: 3 alunos (6%)
- Total de Discordância: 4 + 3 = 7 alunos.
- Total em Porcentagem:15%
Conclusão Principal
Aproximadamente 85% dos alunos concordam que a exposição a e-books em inglês contribuiu para o desenvolvimento de habilidades em identificar e discutir elementos psicológicos nas narrativas.
A categoria “Concordo totalmente” é a mais expressiva, representando quase metade dos participantes (49%), o que indica um alto grau de percepção de benefício neste aspecto.
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Os e-books em inglês ajudaram você a expressar críticas socio-políticas em análises literárias, ampliando seu vocabulário relacionado a temas como desigualdade ou poder?
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Análise do Desenvolvimento de Críticas Sócio-Políticas
Com base no gráfico que avalia se os e-books em inglês ajudaram os alunos a expressar críticas sócio-políticas em análises literárias e ampliaram o vocabulário sobre temas como desigualdade ou poder, as respostas foram as seguintes:
Respostas de Concordância (Ajuda na Crítica Sócio-Política)
A maioria dos alunos concorda que os e-books contribuíram para este tipo de análise e vocabulário:
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Concordo totalmente: 15 alunos (33%)
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Concordo em parte: 11 alunos (25%)
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Concordo mais do que em parte: 8 alunos (18%)
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Total de Concordância: 15+11+8 = 34 alunos.
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Total em Porcentagem: 33%+25%+18%=76%
Respostas de Discordância (Não Ajudou ou Ajudou Pouco)
Quase um quarto dos participantes discorda ou concorda muito pouco com a contribuição dos livros digitais para a crítica sócio-política:
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Discordo mais ou menos: 6 alunos (13%)
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Discordo totalmente: 5 alunos (11%)
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Total de Discordância: 6 + 5 = 11 alunos.
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Total em Porcentagem: 13% + 11% = 24%
Conclusão Principal
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76% dos alunos concordam que a leitura de e-books em inglês ajudou a expressar críticas sócio-políticas em análises literárias, ampliando o vocabulário relacionado a temas de poder e desigualdade.
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A categoria “Concordo totalmente” (33%) é a mais frequente, indicando que um terço dos participantes sentiu o benefício de forma completa.
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O nível de concordância total (76%) é idêntico ao encontrado na pergunta sobre a compreensão de aspectos filosóficos.
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Você notou um acréscimo na sua capacidade de analisar aspectos culturais em e-books em inglês, e isso melhorou sua expressão de ideias críticas?
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Análise da Capacidade de Expressar Críticas Culturais
Com base no gráfico fornecido, que avalia se os alunos notaram um acréscimo na capacidade de analisar aspectos culturais em e-books em inglês e se isso melhorou sua expressão de ideias críticas, as respostas dos participantes foram distribuídas da seguinte forma:
Respostas de Concordância (Acréscimo na Análise Cultural)
A maioria dos alunos concorda que os e-books em inglês contribuíram para a análise e expressão de críticas culturais:
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Concordo totalmente: 17 alunos (38%)
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Concordo mais do que em parte: 14 alunos (31%)
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Concordo em parte: 3 alunos (7%)
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Total de Concordância: 17 + 14 + 3 = 34 alunos.
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Total em Porcentagem: 38% + 31% + 7% = 76%
Respostas de Discordância (Nenhum ou Pouco Acréscimo)
Uma parte significativa dos alunos, no entanto, discorda ou concorda apenas “mais ou menos” com o acréscimo de capacidade:
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Discordo mais ou menos: 8 alunos (18%)
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Discordo totalmente: 3 alunos (6%)
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Total de Discordância: 8 + 3 = 11 alunos.
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Total em Porcentagem: 18% + 6% = 24%
Conclusão Principal
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76% dos alunos concordam que houve um acréscimo na sua capacidade de analisar aspectos culturais em e-books em inglês, o que, por sua vez, melhorou sua expressão de ideias críticas.
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A categoria “Concordo totalmente” (38%) é a mais expressiva, indicando um impacto muito positivo para mais de um terço dos pesquisados.
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O nível de concordância total (76%) é idêntico ao encontrado nas questões sobre análise filosófica e crítica sócio-política.
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A leitura de e-books em inglês facilitou a incorporação de vocabulário religioso em suas análises literárias críticas?
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Análise da Incorporação de Vocabulário Religioso
Com base no gráfico que avalia se a leitura de e-books em inglês facilitou a incorporação de vocabulário religioso em análises literárias críticas, as respostas dos alunos mostram uma divisão de opiniões mais equilibrada, mas ainda com uma ligeira maioria de concordância:
Respostas de Concordância (Facilitação da Incorporação)
Cerca de 62% dos alunos concordam que os e-books ajudaram a incorporar vocabulário religioso:
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Concordo totalmente: 14 alunos (31%)
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Concordo mais do que em parte: 6 alunos (13%)
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Concordo em parte: 8 alunos (18%)
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Total de Concordância: 14 + 6 + 8 = 28 alunos.
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Total em Porcentagem: 31% + 13% + 18% = 62%
Respostas de Discordância (Nenhuma ou Pouca Facilitação)
Uma porção significativa de 38% dos alunos discorda ou concorda muito pouco:
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Discordo totalmente: 9 alunos (20%)
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Discordo mais ou menos: 8 alunos (18%)
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Total de Discordância: 9 + 8 = 17 alunos.
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Total em Porcentagem: 20% + 18% = 38%
Conclusão Principal
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62% dos alunos concordam que a leitura de e-books em inglês facilitou a incorporação de vocabulário religioso em suas análises.
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No entanto, o nível de discordância (38%) é visivelmente maior nesta questão em comparação com as perguntas sobre vocabulário geral, fluência e análise psicológica, sugerindo que o impacto dos e-books é menos universalmente sentido neste aspecto específico.
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A categoria de “Discordo totalmente” (20%) é a mais alta entre as categorias de discordância em toda a pesquisa que analisamos até agora.
8°) De que forma os e-books em inglês integraram aspectos filosóficos e psicológicos, ajudando você a expressar ideias de maneira mais integrada e crítica?

Análise do Desenvolvimento Integrado de Ideias Críticas
O gráfico apresentado mostra o resumo de uma pergunta de múltipla escolha ou de marcação de múltiplas opções (já que a soma das porcentagens ultrapassa 100%) sobre as formas gerais como os e-books em inglês ajudaram os alunos a expressar ideias de maneira mais integrada e crítica, abordando os aspectos filosóficos e psicológicos.
Os resultados mostram que o maior impacto percebido pelos alunos está no desenvolvimento do pensamento crítico e na facilitação da compreensão.
Distribuição das Respostas
A percepção dos alunos sobre o impacto integrado dos e-books é a seguinte:
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Desenvolveu o pensamento crítico: 34 alunos (76%)
– Este foi o benefício mais citado. O alto percentual sugere que os alunos sentiram que a exposição aos livros digitais, que trazem aspectos filosóficos e psicológicos nas tramas (conforme visto nas análises anteriores), diretamente aprimorou sua capacidade de analisar, questionar e formar opiniões complexas sobre esses temas.
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Facilitou a compreensão: 25 alunos (56%)
– Mais da metade dos alunos percebeu que a leitura em inglês tornou mais fácil o entendimento dos conteúdos em geral, o que é fundamental para a análise de temas abstratos como filosofia e psicologia.
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Aprendeu novos vocabulários: 18 alunos (40%)
– Quase metade dos alunos sentiu que a leitura contribuiu para a aquisição de vocabulário específico para discutir os aspectos filosóficos e psicológicos, um pré-requisito para a expressão de ideias críticas.
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Não respondeu nada: 6 alunos (13%)
– Essa parcela de alunos não indicou nenhum dos benefícios listados.
Conclusão Principal
Os dados indicam que a principal forma como os e-books integraram aspectos filosóficos e psicológicos foi desenvolvendo o pensamento crítico (76%) dos alunos. A facilitação da compreensão (56%) e o aprendizado de vocabulário específico (40%) atuaram como bases essenciais para que essa crítica fosse formulada de maneira mais integrada e fluida.
9°) Você concorda que os e-books em inglês promovem uma visão mais ampla de contextos sócio-políticos e culturais, enriquecendo sua capacidade de análise literária crítica?

Análise da Visão Ampla de Contextos Sócio-Políticos e Culturais
Com base no gráfico que avalia se os e-books em inglês promovem uma visão mais ampla de contextos sócio-políticos e culturais, enriquecendo a capacidade de análise literária crítica, as respostas dos alunos demonstram uma concordância extremamente alta:
Respostas de Concordância (Visão Ampla e Enriquecimento)
A esmagadora maioria dos alunos (91%) concorda que os e-books promovem essa visão ampla e enriquecimento da análise:
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Concordo Totalmente: 22 alunos (49%)
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Concordo mais do que em parte: 9 alunos (20%)
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Concordo em parte: 10 alunos (22%)
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Total de Concordância: 22 + 9 + 10 = 41 alunos.
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Total em Porcentagem: 49% + 20% + 22% = 91%
Respostas de Discordância (Nenhuma ou Pouca Promoção)
Apenas uma pequena minoria discorda ou concorda muito pouco:
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Discordo mais ou menos: 1 aluno (2%)
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Discordo totalmente: 3 alunos (7%)
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Total de Discordância: 1 + 3 = 4 alunos.
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Total em Porcentagem: 2% + 7% = 9%
Conclusão Principal
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91% dos alunos concordam que os e-books em inglês promovem uma visão mais ampla de contextos sócio-políticos e culturais, enriquecendo significativamente sua capacidade de análise literária crítica.
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A categoria “Concordo Totalmente” (49%) é a mais alta de toda a pesquisa que analisamos até agora, sugerindo que este é o benefício mais fortemente percebido pelos alunos em relação à leitura de e-books em inglês.
10°) No geral, qual o impacto dos e-books em inglês na sua aprendizagem de vocabulário e na habilidade de expressar críticas literárias envolvendo aspectos filosóficos, psicológicos, socio-políticos, culturais e religiosos?

Impacto Geral dos E-books na Expressão Crítica e Vocabulário
O gráfico final consolida a avaliação geral dos alunos sobre o impacto dos e-books em inglês na aprendizagem de vocabulário e na habilidade de expressar críticas literárias que envolvem diversos aspectos (filosóficos, psicológicos, sócio-políticos, culturais e religiosos).
Os resultados demonstram um impacto geral extremamente positivo percebido pela grande maioria dos estudantes.
Distribuição das Respostas
As respostas foram distribuídas da seguinte forma:
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Concordo Totalmente: 21 alunos (47%)
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Concordo mais do que em parte: 10 alunos (22%)
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Concordo em parte: 10 alunos (22%)
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Discordo totalmente: 2 alunos (5%)
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Discordo mais ou menos: 2 alunos (4%)
Concordância (Impacto Positivo Geral)
A soma das categorias de concordância aponta para uma aceitação quase universal do impacto positivo:
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Total de Alunos que Concordam: 21 + 10 + 10 = 41 alunos.
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Total em Porcentagem: 47% + 22% + 22% = 91%
Discordância (Impacto Negativo ou Neutro Geral)
Apenas uma pequena parcela dos alunos discorda do impacto positivo:
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Total de Alunos que Discordam: 2 + 2 = 4 alunos.
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Total em Porcentagem: 5% + 4% = 9%
O gráfico que analisamos por último (Impacto Geral) parece ser a consolidação de todo o estudo, mas como fizemos gráficos individuais para aspectos como Vocabulário Geral, Fluência, Filosófico, Psicológico, Sócio-Político, Cultural e Religioso, e depois dois gráficos de resumo (um sobre a integração Filosófico/Psicológico e o final sobre o Impacto Geral), a contagem correta é:
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Vocabulário Geral
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Fluência/Expressão
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Análise Filosófica
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Análise Psicológica
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Crítica Sócio-Política
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Análise Cultural
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Vocabulário Religioso
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Integração Filosófico/Psicológico (Múltipla Escolha)
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Visão Ampla Sócio-Política/Cultural
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Impacto Geral
Resumo Comparativo da Pesquisa Completa
A tabela a seguir consolida os resultados de todas as 10 perguntas que analisamos, mostrando o percentual total de alunos que concordaram com o benefício e o percentual de discordância.
| # | Pergunta (Tópico) | % Total de Concordância | % Total de Discordância | % Máximo de Concordância (Totalmente) |
| Q9 | Visão Ampla (Sócio-Política/Cultural) | 91% | 9% | 49% |
| Q10 | Impacto Geral (Vocabulário e Crítica Integrada) | 91% | 9% | 47% |
| Q2 | Melhoria na Fluência/Expressão | 86% | 14% | 41% |
| Q4 | Desenvolvimento de Habilidades Psicológicas | 85% | 15% | 49% |
| Q1 | Expansão do Vocabulário Geral | 88% | 12% | 33% |
| Q8 | Desenvolvimento do Pensamento Crítico (Multi-Escolha) | 76% | N/A | (34 alunos) |
| Q3 | Compreensão de Aspectos Filosóficos | 76% | 24% | 38% |
| Q5 | Expressão de Críticas Sócio-Políticas | 76% | 24% | 33% |
| Q6 | Acréscimo na Análise Cultural | 76% | 24% | 38% |
| Q7 | Incorporação de Vocabulário Religioso | 62% | 38% | 31% |
Conclusões Principais
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Maior Impacto Percebido (Acima de 90% de Concordância):
– Os e-books são considerados mais eficazes em promover uma Visão Ampla de Contextos (91%) e, consequentemente, têm um Impacto Geral (91%) extremamente positivo na aprendizagem e na crítica.
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Alta Eficácia em Habilidades de Análise e Expressão (85% a 88% de Concordância):
– Houve um impacto muito forte na Fluência e Expressão (86%), Vocabulário Geral (88%) e no desenvolvimento de Habilidades Psicológicas (85%).
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Foco em Análise Crítica (76% de Concordância):
– Aspectos de análise mais profunda, como o Filosófico, Sócio-Político e Cultural, registraram uma concordância sólida de 76%. O benefício mais citado no gráfico de múltipla escolha (Q8) também foi o Desenvolvimento do Pensamento Crítico (76%).
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Ponto de Menor Concordância (62%):
– O benefício menos universalmente percebido foi a facilitação na incorporação de Vocabulário Religioso (62%), que também registrou o maior nível de discordância (38%) de toda a pesquisa.
Assim, este resumo completo fornece uma visão clara dos pontos fortes dos e-books (visão ampla, fluência e habilidades psicológicas) e das áreas onde o impacto é menos sentido (vocabulário religioso).
4.2 Discussão
Os achados corroboram que e-books aceleram acesso à “leitura do mundo”, mas demandam mediação docente para profundidade. No EFL brasileiro, isso alivia o “déficit digital” de acordo com (Cunha et al., 2020), fomentando literacia crítica. Desafios incluem infraestrutura; soluções: parcerias com Edtechs que são empresas de tecnologia que desenvolvem soluções inovadoras para o setor da educação, combinando os termos “education” (educação) e “technology” (tecnologia).
Comparando com Freire, os e-books atuam como “codificações” digitais, convidando decodificações coletivas. Com isso, futuras pesquisas devem explorar IA – Inteligência Artificial em e-books para personalização freireana.
5 CONCLUSÃO
A tecnologia digital, via e-books, enriquece o ensino de EFL ao operacionalizar a leitura do mundo e da palavra freireana, promovendo alfabetização crítica e global. Concluímos que benefícios superam desafios quando integrada reflexivamente, exigindo formação docente contínua, e por este motivo, recomenda-se políticas públicas para equidade digital, transformando a língua inglesa em ferramenta de empoderamento.
REFERÊNCIAS
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BRAUN, V. and CLARKE, V. (2006) Using Thematic analysis in Psychology. Qualitative Research in Psychology, 3 (2). Disponível em: http://eprints.uwe.ac.uk/11735. Acesso em 18 de novembro de 2025.
CHEN, C. M. et al. Research trends in the use of e-books in English as a foreign language (EFL) education from 2011 to 2020: a bibliometric and content analysis. Interactive Learning Environments, 2021.
CUNHA, L. F. F. et al. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia. Revista Com Censo, v. 7, n. 3, p. 27-37, 2020.
FREIRE, P.; MACEDO, D. Literacy: Reading the Word and the World. London: Routledge, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17° ed. Rio de Janeiro, RJ. Paz e Terra, 1987.
GOHAR, F. The impact of a proposed interactive e-book on developing English language skills of kindergarten children. International Journal of Internet Education, 2017.
KEMMIS, S; MCTAGGART, R.N. The Action Research Planner. Doing Critical Participatory Action Research. Springer, 1988.
MORAES, L. A. As tecnologias digitais nas aulas de língua inglesa. Dissertação (Mestrado) – UFPE, 2021.
ROJO, Roxane Helena R; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na Escola. Parábola Editorial. 1° ed. São Paulo, 2012.
SANTANA, Maria da Conceição Lopes. Mídias Digitais no Ensino de Língua Inglesa: da pesquisa bibliográfica à criação de recursos educativos. 2024 Dissertação (Mestrado em Humanidades Digitais). Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho, 2024. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/33bcead8328cb9a8c61c033a0fa73f7e/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y. Acesso em 26 de agosto de 2025.
VEDOVATTE, Christine Misael; LIMA, Fernanda Luiza. O ensino da matemática e do inglês por meio do e-book: novas possibilidades no meio do e-book: novas possibilidades no ensino híbrido. In: DUTRA, Alessandra; GRECO JUNIOR, Raul; SANTOS, Givan José F. dos. (org.). Formação docente digital [livro eletrônico]: novas possibilidades de ensinar e aprender no ensino remoto. Maringá, PR: Editora Vox Littera – Rw Greco, 2021. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://voxlittera.com.br/wp-content/uploads/2022/09/fdd.pdf. Acesso em: 26 de agosto de 2025.
1 Discente do Curso Superior de Artigo publicado na EBWU no Curso de Mestrado em Ciências da Educação como trabalho de nivelamento de estudos das disciplinas básicas. Mestrando Leonardo Elizeu Alves. E-mail: leonardo.elizeu@upe.br
2 Orientadora da dissertação: Prof. Dra. Marlene Marques dos Santos Mazzei. E-mail: leninhamrp@gmail.
#1 on 2025-dez-24 qua 12:41+-10800
#2 on 2025-dez-24 qua 12:50+-10800
#3 on 2025-dez-24 qua 12:33+-10800
#4 on 2025-dez-18 qui 12:10+-10800
#5 on 2025-dez-17 qua 12:05+-10800

