A LITERATURA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES EM CRIANÇAS DA PRÉ ESCOLA
Ana Lúcia
RESUMO
O artigo tem como objetivo despertar o gosto e hábito pela leitura, contribuindo para a formação de alunos leitores críticos, criativos e participativos, capazes de compreender e interagir com a realidade em que vivem. O trabalho foi realizado com crianças com média de idade de 05 anos de uma escola municipal de educação integral do município de Corumbá-MS. A pesquisa de caráter qualitativo, do tipo descritiva, descreve os resultados e as ações que foram realizadas nas intervenções literárias, destacando a importância do incentivo a leitura na educação infantil, as habilidades e competências desenvolvidas pelas crianças durante um período de 06 meses, enfatizando também a importância da família nesse processo inicial de leitura. Embora, durante o processo tenham ocorridos dificuldades com o cuidado, manuseio e entrega de materiais, foi observado um interesse participativo e um desenvolvimento cognitivo das crianças, ao relatarem ou reproduzirem determinadas histórias contadas e atividades realizadas, também foi observado uma maior interação e participação das crianças. Conclui-se que o estímulo da leitura nos anos iniciais desenvolve a socialização, a oralidade, o cognitivo, além de aproximar a família da escola e da vida das crianças.
Palavras-chave: Literatura; Crianças; Pré-Escola, Leitura
INTRODUÇÃO
Este projeto foi desenvolvido com duas turmas do Pré II da Escola Luiz Feitosa Rodrigues em tempo integral, esse projeto maleta de sonhos e histórias: aventuras que vão e voltam com você, foi elaborado pensando em despertar, desde cedo, o prazer pela leitura e fortalecer o vínculo entre escola e família.
A maleta recheada de livros e surpresas literárias, “viaja” semanalmente para a casa das crianças, levando histórias que encantam, ensinam e estimulam a imaginação. Ao retornar para a escola, os pequenos compartilham suas experiências, transformando cada leitura em uma aventura coletiva. Dessa forma, a leitura se torna um hábito prazeroso e significativo, promovendo a interação, a criatividade e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
As crianças levam a maleta para a casa na sexta feira e possuem a oportunidade de conhecer histórias, realizar atividades e promover o desenvolvimento junto com seus familiares dentro da sua própria casa, ao retornar para a escola na segunda feira, compartilham junto ao professor e demais colegas as experiências que foram vividas.
A literatura dentro da escola nos anos iniciais, como na pré escola, assume um papel muito importante na formação integral do indivíduo, funcionando não somente como um instrumento pedagógico, mas funcionando como uma ponte entre a imaginação, o conhecimento e as emoções. Neste fase do desenvolvimento e do aprendizado dentro da escola, a leitura é muito mais do que apenas ler histórias, ela se constitui em uma poderosa ferramenta de construção simbólica, na ampliação da linguagem, no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Além de permitir o entendimento e compreensão de várias realidades a literatura permite o acesso a pluralidade cultural, histórica e social das civilizações. Cada obra, apresenta marcas e características do tempo e maneira como foi produzida, retratando contextos, costumes e formas de pensar. Diante disso, ao ler um poema, um conto ou um romance, o leitor estabelece um diálogo com o passado e com o presente, compreendendo melhor a trajetória da sociedade e de si mesmo. Esse contato estabelecido com a leitura, contribui para o desenvolvimento do senso crítico, da empatia e da capacidade de interpretar a realidade de múltiplos ângulos.
A leitura é a chave que nos permite entrar em contato com outros mundos, ampliar horizontes, desenvolver a compreensão e a comunicação, que esse projeto partindo da disciplina atividade eletiva que foi pensando, buscando um trabalho conjunto, participativo e comprometido em desenvolver o gosto pela leitura e consequentemente pela produção de diversas formas de registros, tais como: desenho e escritas espontâneas; possibilitando que estes se tornem leitores e escritores reflexivos e críticos compartilhando de forma ativa na sociedade em que se encontram inseridos, tornando o projeto necessário e viável pois pretende fomentar a leitura, a participação da família, a interpretação e a produção de registros em desenhos e ou escritas.
Acredita – se que a leitura é uma das chaves dos saberes que nos mostra o caminho do conhecimento e das possibilidades do pensamento para ganhar asas e voar. Pensando nisso, esse projeto tem a pretensão de contribuir para a formação de alunos leitores críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade, criando o gosto e o hábito de ler, assim como ter um momento de estudo em casa, em torno de sua família.
Esse presente projeto tem como foco principal incentivar o hábito da leitura desde a infância, promovendo o gosto pelos livros e fortalecendo a parceria entre família e escola no processo de formação de leitores. A leitura, mais do que um simples ato de decodificação, constitui-se em uma prática social que possibilita compreender, interpretar e transformar a realidade.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A literatura ocupa um papel muito importante na formação e desenvolvimento humano, senda está uma ferramenta muito poderosa na expressão da cultura, do pensamento e da sensibilidade. É na literatura que o ser humano, desenvolve sua imaginação, amplia seu repertório lingüístico, consegue enxergar e compreender diferentes visões de mundo e ainda consegue refletir sobre a sua própria existência. Realizar a leitura, é portanto, uma ação que vai além do simples ato de decifrar as palavras: é emergir de forma profunda em mundos simbólicos que revelam sentimentos, idéias e valores.
A palavra ler no grego, leige – temos colher, recolher, juntar, que no latim a palavra se transformou em lego, legis, legere que significa juntar horizontalmente as coisas com o olhar. Entretanto, os latinos utilizavam interpretare para ler, com um significado mais profundo e complexo, o de ler verticalmente, sair de um plano horizontal. Deste modo a leitura passa o sentido de apenas passar os olhos por algo, mas tem o sentido de se aventurar no desconhecido para uma plena compreensão do sentido das coisas (Caldin, 2003).
Hoje podemos notar que muitas das nossas crianças e adolescentes não possuem o interesse pela leitura, logo a mesma deve ser estimulada desde cedo, para que seja construído um hábito, sendo necessário utilizar a literatura desde a pré escola, mesmo que o aluno não saiba ler, mas nessas ações ele consiga compreender que a leitura é significativa (Ghuilherme, 2017).
Muitos professores não trabalham o real significado da leitura, pois a leitura é uma ferramenta indispensável para a formação do sujeito, pois é nela que desenvolvemos diversas capacidades como: interagir, sentir, pensar e a própria conscientização individual e até mesmo na sociedade (Lima et al, 2007).
Lerner (2002) afirma, que ao ler para as crianças, o professor “ensina” como faz para realizar a leitura, tornando esta ação muito importante na primeira etapa da escolaridade, período em que as crianças não conseguem ler de maneira eficaz para si mesmas, portanto, é necessário que o professor realize a ação da leitura para seus alunos, pois eles irão aprender e ver a leitura como parte da aprendizagem e entender o valor da leitura.
Sabemos também que ao realizar uma leitura aos alunos, o professor não pode simplesmente ler um livro de qualquer jeito, é necessário que o mesmo seja lido antecipadamente pelo professor e que o mesmo utilize variados recursos, apresentando conteúdo, o título e o autor, além de estimular perguntas sobre o determinado assunto, preparando um lugar aconchegante para o momento (Guilherme, 2017).
O papel da família também é essencial nesse processo, Abramovich (1997, p. 17) lembra que “contar histórias é brincar de faz de conta com as palavras”, criando vínculos afetivos com a leitura desde cedo. Do mesmo modo, Vygotsky (1988) salienta que “é na interação com o outro que o sujeito internaliza instrumentos de cultura”, o que reforça a importância da mediação da família e da escola.
Este trabalho tem como objetivo despertar o gosto e hábito pela leitura, contribuindo para a formação de alunos leitores críticos, criativos e participativos, capazes de compreender e interagir com a realidade em que vivem.
Os objetivos específicos são:
– Promover o interesse das crianças pela leitura, pela escuta e pela contação de histórias, utilizando a “Maleta de Sonhos e Histórias” como recurso lúdico e afetivo que estimula a imaginação, a linguagem oral e o vínculo entre a escola, a criança e sua família.
-Busca-se estimular a leitura não apenas como prática escolar, mas também como experiência prazerosa e significativa, envolvendo a família no processo e fortalecendo vínculos afetivos em torno do ato de ler.
-Pretende-se, ainda, ampliar o repertório cultural e linguístico dos estudantes, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, argumentar e expressar-se por meio de diferentes formas de registros, como desenhos, produções textuais espontâneas e releituras.
– integrar a leitura ao cotidiano escolar e familiar, proporcionando momentos de estudo, imaginação e criação, de modo a contribuir para a formação integral do aluno e sua participação ativa na sociedade.
METODOLOGIA
O trabalho é uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, para analisar a prática e percepções dos envolvidos no projeto de leitura. O trabalho foi desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá – MS, com os alunos da Pré Escola com média de idade de 5 anos para meninas e meninos. O trabalho teve início no mês de abril do ano de 2025 e sua finalização no mês de outubro do mesmo ano. Para início, o projeto foi apresentado pela professora regente aos pais e alunos, contando com o apoio do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que esteve presente na abertura, que foi realizada na unidade escolar. Durante esses meses foram realizadas atividades de leituras com a “Maleta Viajante”, a hora do conto e reconto criativo, que possibilitou o contato com diferentes obras, com o desenvolvimento da imaginação e a participação da família no processo. Durante os meses na execução das atividades houve momentos de escolhas e manuseios de livros no “cantinho da leitura” dentro da sala de aula, possibilitando rodas de conversas, confecções de cartazes e livros da própria turma. Após a realização de leituras realizadas, as crianças foram estimuladas a realizar desenhos, pinturas, colagens, dobraduras, além das realizações das atividades corporais e artísticas, como danças, dramatizações e teatros com fantoches e brincadeiras musicais. Os alunos durante o projeto, tiveram a experiência de levar a “Maleta Viajante” para casa, co livros e atividades que poderiam ser desenvolvidas com seus respectivos responsáveis, possibilitando momentos significativos de interação entre alunos, escola e família.
RESULTADOS
Foi desenvolvida uma “Maleta Viajante” para que uma criança nas sexta feira levasse para sua casa atividades, livros e um caderno de registros. Essa maleta foi rotativa e permitiu que os alunos realizassem leituras e determinadas atividades junto a família, momento importante na vida da criança. Portanto, esta ação proporcionou momentos únicos junto aos familiares.
Essa “Maleta Viajante”, além de os alunos terem de levar as atividades, deveriam também retornar com as mesmas na segunda feira e entregar a professora, para que a mesma confeccionasse mais materiais e entregasse a outra criança na semana.
Diante disso, foi observado de modo geral, que as crianças desenvolveram interesse pelo material, foram estimulados a desenvolver a responsabilidade com o determinado material e contato com a leitura.
Figura 1. Maleta viajante com o livro de registros das atividades

Essa “Maleta Viajante” proporcionou aos alunos contato com diferentes histórias e realidades, além do desenvolvimento cognitivo, emocional e social junto aos seus familiares.
Na maleta também, através do livro/caderno de registros as crianças desenhavam, pintavam e criavam diversas formas de expressar, ampliando assim o seu repertório lingüístico e cultural, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, argumentar e expressar-se por meio de diferentes registros.
Figura 2. Marcação da ação e do espaço onde foi realizado as leituras

Ao organizar o espaço para realização das leituras, foi observado também que as crianças se interessavam pelo cenário, pela decoração das paredes e mesas elaboradas pelo professor, pois foi permitido aos alunos além do contato com os livros e com as hitórias, uma maior interação com determinados objetos, permitindo-lhes a imaginação e maior pertencimento ao momento. Em uma concepção mais abrangente, Martins (1985), em um entendimento mais abrangente, destaca na literatura, que ler também envolve questões sensoriais, visuais, intelectuais, culturais e fisiológicos.
Figura 3. Decoração do Chá Literário

CONCLUSÃO
Com dos resultados observados e apresentados neste trabalho, concluímos que o estímulo da leitura desde cedo, já nos anos iniciais, desenvolve o interesse pela leitura nas crianças, ajudando –as compreender a importância da prática de ler, além de estimular a imaginação, a linguagem e aproximar a família da escola.
Apesar dos resultados positivos, alguns alunos não cumpriam com os prazos das entregas da “Maleta Viajante”, sendo necessário uma maior atenção e energia do professor, para que a “Maleta” retornasse para a escola e para a turma dar continuidade as ações.
O estudo demonstrou o interesse das crianças ao levarem as maletas para suas respectivas casas, além do interesses da maioria dos pais em viver o momento literário com seus filhos, entendo a importância do estímulo a leitura para as crianças, mesmo que não saibam ler de forma independente.
Por fim, cabe destacar que o estudo não encerra a discussão sobre o tema e entendemos que mais estudos sejam necessários para novas investigações sobre a prática da leitura na pré escola. Mais do que apresentar resultados definitivos para o tema, o trabalho mostra a importância do estímulo já na pré escola, não somente dentro da unidade escolar, mas também dentro da casa das crianças.
REFERÊNCIAS
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 1 out. 2025.
CALDIN, C. F. A função social da leitura da literatura infantil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, n.15, 2003.
GUILHERME, L. C. S. A utilização da leitura na pré escola. Research, Society and Development, v. 4, n. 1, p. 28-37, 2017.
LIMA, A. R. M; PORTO, Z.; RODRIGUES, J. A prática de leitura de literatura infantil na pré-escola. Caderno de trabalhos de conclusão do curso de pedagogia. Pernambuco, v.2, 2006-2007.
MARTINS, M. H. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2013.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
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