Início » TURISMO DE EVENTOS ALTERNATIVO PARA O PROBLEMA DA SAZONALIDADE TURÍSTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

TURISMO DE EVENTOS ALTERNATIVO PARA O PROBLEMA DA SAZONALIDADE TURÍSTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

por Fernanda Barbosa Rodrigues

TURISMO DE EVENTOS ALTERNATIVO PARA O PROBLEMA DA SAZONALIDADE TURÍSTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

 

EVENT TOURISMO ALTERNATIVE TO THE PROBLEM OF TOURISM : SEASONALITY A BIBLIOGRAPHICAL REVIEW

Fernanda Barbosa Rodrigues1

 

 

RESUMO: Um aspecto principal aspecto deda modernidade é o respeito ao crescimento econômico, que leva à criação de empresas modernas e o respeito ao crescimento econômico, que leva à criação de empresas. Essa a realidade é a mesma no Brasil e no meio ambiente amazônico ambiente não é diferente da paisagem nacional. Diferente do cenário nacional. Diversas possibilidades são oferecidas como potenciais catalisadores para o desenvolvimento empresarial e desenvolvimento e geração no estado no estado. O objetivo deste artigo é mostrar como o turismo de eventos é uma alternativa atenuante ao problema da sazonalidade. Dentre essas possibilidades, turismo é um dos mais viáveis quando     visto                 comoquando               visto   como    uma   característica    única   da    área.    Uma característica única da área. E, o turismo de eventos turismo é um mercado pujante que cresce a cada dia em termos de consolidação econômica. Dois grandes fatores ajudaram a atingir esse mercado: o atual nível de competição em todos os setores e a velocidade da informação, que tornou possível a qualquer profissional se manter atualizado, se especializar e se aprimorar para se desenvolver. É um mercado pujante e que cresce a cada dia em termos de consolidação econômica. Dois grandes fatores ajudaram a atingir esse mercado: o atual nível de concorrência em todos os setores e a velocidade das informações, que possibilitou a qualquer profissional se manter atualizado, se especializar e se aprimorar para se desenvolver. O objetivo do artigo é mostrar como o turismo de eventos é uma alternativa atenuante ao problema da sazonalidade.

 

 

Palavras-chaves: Viagem, Sazonalidade, Viagem de eventos

 

 

 

1 Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela PUCRS e possui MBA em Gestão de Negócios,. E-mail: fernandarrpp27@gmail.com.

 

 

SUMMARY: A main aspect of modernity is respect for economic growth, which leads to the creation of modern companies and respect for economic growth, which leads to the creation of companies. This reality is the same in Brazil and the Amazon environment is no different from the national landscape. Different from the national scenario. Several possibilities are offered as potential catalysts for business development and development in the state in the state. The objective of this article is to show how event tourism is an alternative to mitigate the problem of seasonality. Among these possibilities, tourism is one of the most viable when seen as a unique characteristic of the area. A unique feature of the area. And, event tourism is a thriving market that grows every day in terms of economic consolidation. Two major factors helped to reach this market: the current level of competition in all sectors and the speed of information, which made it possible for any professional to stay up to date, specialize and improve to develop. It is a thriving market that grows every day in terms of economic consolidation. Two major factors helped to reach this market: the current level of competition in all sectors and the speed of information, which made it possible for any professional to stay up to date, specialize and improve in order to develop. The objective of the article is to show how event tourism is an alternative to mitigate the problem of seasonality.

Keywords: Travel, Seasonality, Event Travel

 

INTRODUÇÃO

 

O homem moderno vive em uma época de emojis emocionais coletivos .um momento de emojis emocionais coletivos. A luta pela sobrevivência financeira sobrevivência e reconhecimento profissional tornou as pessoas mais independentes e egocêntricas. O reconhecimento profissional tornou as pessoas mais independentes e egocêntricas. É exatamente neste ponto que o acontecimento tem uma relevância significativa para a globalização fracassada da nossa sociedade é neste ponto que o acontecimento tem uma relevância significativa para a globalização fracassada da nossa sociedade. Participar de eventos é uma maneira de ajudar a pessoa a recuperar esse estado emocional de apreciação. Estado de apreciação. Porque os eventos objetivo como para fortalecer relacionamentos, ampliar espaços sociais e públicos e levar as pessoas a experimentarem uma gama de emoções relacionamentos, expandir espaços sociais e públicos e levar as pessoas a experimentar uma gama de emoções.

Segundo Melo Neto (1999, p. 18), é por meio da participação em eventos que o homem moderno aprende e resgata suas emoções, desenvolve seu elo crítico, intensifica seus desejos, ganha liberdade e desenvolve maior sensibilidade.

Neto (1999, p. 18), é por meio da participação em eventos que o homem moderno aprende e resgata suas emoções, desenvolve seu senso crítico, intensifica seus desejos, ganha liberdade e desenvolve maior sensibilidade. Dessa forma assim, pode – se dizer que ao participar de eventos, a humanidade de uma pessoa enriquece sua vida emocional e social, humanidade de ensina-lhes enriquece sua vida emocional e social, ensina-lhe coisas novas, prioriza seus pensamentos, dá-lhe uma nova perspectiva sobre o mundo, absorve novos conhecimentos e vivencia coisas novas. Coisas novas, prioriza pensamentos, dá-lhes uma nova perspectiva sobre o mundo, absorve conhecimento e vivencia coisas novas. No final das contas, ultrapassando os limites da própria vida, a pessoa se torna cada vez mais preparada para enfrentar os desafios da sociedade em que vive. Como resultado, pode – se afirmar que os eventos são significativos para o turismo, pois, ao atrair turistas, de outras cidades, eles estão estimulando a economia local e valorizando a vida cultural da cidade economia local e valorizam a vida cultural da cidade onde são realizados.

Onde são realizadas. Hoje em dia, é impossível imaginar um dia em nossas vidas sem um incidente ou recorrência de algo imaginar um dia em nossas vidas sem um incidente ou recorrência de algo. são eventos que agitam a opinião pública, geram debates, criam fatos, causam confrontos, evocam sentimentos fortes nas pessoas e influenciam o turismo a se tornar a nova indústria do terceiro milênio. Em alguns estados brasileiros, o turismo de eventos responde por 40% do fluxo turístico mundial; portanto, a principal vantagem desse setor é seu potencial de geração de renda e produtividade.

O turismo é responsável por 40% do fluxo turístico mundial; portanto, a principal vantagem deste setor é seu potencial de geração de renda e produtividade.

 

2.  EVENTOS

 

Ao discutir eventos, os termos “celebração”, “festival” e “diversidade” são usados além disso, é comum que nós, acadêmicos, essa atividade como entretenimento antes de

qualquer outra coisa acadêmicos a ver essa atividade como entretenimento antes de qualquer outra coisa. Independentemente por sua finalidade ou caráter, um evento é uma forma de entretenimento (MELO NETO, 2001). Essas são, em essência, ideias que amarrar a produção da terceira parte de um evento terceira parte de somente para laser relacionado somente a atividades relacionadas a lazer, atividades. É verdade que eventos hoje em dia oferecem muito mais do que apenas lazer simples e momentos de construção.

Um evento pode ser considerado uma combinação de serviços e atividades com vários elementos que incentivam a prática do turismo e podem fazer avançar economicamente uma cidade, bairro ou estrada, tornando – se uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do setor.

Para Roberto Gheler, presidente do Convention & Visitors Bureau do Fórum Brasil, a organização de eventos no país movimenta anualmente R $ 37 milhões (3,1% do PIB Nacional) e R$ 4,2 milhões em impostos. Esses os números levam em conta, em média, 320 eventos a cada período.

Existe, portanto, uma correlação muito forte correlação entre eventos e turismo, o que reflete diretamente no desenvolvimento econômico de uma região e o turismo, que reflete diretamente o desenvolvimento econômico de uma região. Capturar e organizar eventos têm sido considerados atividades que tiveram um impacto socioeconômico significativo no mundo inteiro, beneficiando todas as partes envolvidas impacto socioeconômico no mundo inteiro, beneficiando todas as partes envolvidas. Na realidade, a promoção de eventos é baseada em atividades turísticas e envolve atividades ações e envolve ações relacionadas à economia local relacionadas à economia local. Para aqueles que tem interesse emna indústria hoteleira, o turismo de eventos encontra – se na necessidade de aumentar a taxa a indústria hoteleira, ocupação dos hotéis, turismo de eventos se vê na necessidade de elevar a taxa de ocupação dos hotéis.

Na realidade, não só faz a indústria hoteleira o hotel beneficia durante o período de planejamento do evento, mas toda a economia local também não apenas a indústria se beneficia durante o período de planejamento do evento, mas toda a economia local também. Como resultado Como resultado, a cidade pode encontrar uma grande oportunidade de desenvolver e acessar sua economia por meio da promoção de eventos.

Portanto, é necessário envolver empresas, o público e o poder do estado, e um plano baseado em avaliações e diagnósticos periódicos deve ser realizado para maximizar os benefícios envolver as empresas, o público e o poder do Estado, um plano baseado em avaliações e diagnósticos periódicos deve ser realizado para maximizar os benefícios.

Hoje em dia, um dos fatores mais cruciaisfatores para cruciais para a sustentabilidade socioeconômica de uma cidade ou região pode ser sua indústria de turismo a sustentabilidade socioeconômica de uma cidade ou região pode ser sua indústria de turismo. Seu crescimento tem sido extraordinário em todo o mundo, permitindo a expansão do comércio, criando negócios e melhorando a distribuição da renda local o crescimento tem sido extraordinário em todo o mundo, permitindo expansão do comércio, criação de negócios e melhoria da distribuição de renda local.

Segundo para Hoeller (2002), a promoção e a captura de eventos são considerados os setores econômicos e sociais mais benéficos para a nação e a cidade

Hóeller (2002), a promoção e a captura de eventos são consideradas os setores económicos e sociais mais benéficos para nação e a cidade que sedia o evento. Seguindo essa tendência, o setor público e privado, empresas de cidades consideradas de cidades consideradas grandes polos industriais contribuem para o desenvolvimento de atividades por meio da criação de organizações municipais com objetivos específicos para apoiar o crescimento desse setor promissor , bem como diversos investimentos abrangendo múltiplos setores econômicos .como grandes centros industriais contribuem para o desenvolvimento de atividades através da criação de organizações municipais com objetivos específicos para apoiar o crescimento este setor promissor , bem como vários investimentos abrangendo múltiplos setores econômicos . Hoje, a promoção de eventos promoção não só apoia a cultura de uma cidade, mas também atende às necessidades de turistas genuínos que têm amplo potencial, boa infraestrutura de serviços e equipamentos e nenhuma tradição na prática do turismo.

Não só apoia a cultura de uma cidade, mas também atende às necessidades de turistas genuínos que têm amplo potencial, boa infraestrutura de serviços e equipamentos e nenhuma tradição na prática do turismo. Dessa forma, investimentos em turismo de eventos turismo parecer ser a melhor forma de impulsionar o desenvolvimento do setor. No entanto ser o melhor caminhoestimular o desenvolvimento da indústria, esse investimento o investimento deve ser feito em bases sustentáveis, levando em consideração as características de cada local.

Segundo Matias (2002), um evento é um grande impulso para a economia de uma comunidade porque envolve muita movimentação nos vários setores econômicos , o que leva ao aumento das receitas , do número de negócios diretos e indiretos , de novas oportunidades para a população local e a uma redistribuição da renda individual, local e regional .Segundo Petrocchi (2001), tanto os investimentos quanto as direções futuras devem ser baseados em parâmetros claros e pré-determinados para nos fornece informações que nos permitam ver o sistema como um todo e projetar cenários futuros .

Quando um Petrocchi (2001), tanto os investimentos quanto as direções futuras devem ser baseados em parâmetros claros e pré-determinados, a fim de nos fornece informações que nos permitam enxergar o sistema como um todo e projetar cenários futuros, grande número de turistas participa de um programa, ele tende a tornar a cidade mais vibrante economicamente (por meio de sua conexão com todas as atividades relacionadas ao turismo) e a promover hotéis , transporte, opções gastronômicas e comércio em geral de turistas participa de um programa , ele tende a tornar a cidade mais vibrante economicamente ( por meio de sua conexão com todas as muitas atividades relacionadas ao turismo ) e promover hotéis, transporte, opções de restaurantes e comércio em geral . Como resultado, ele promove o crescimento da economia municipal (distribuição de receita), agindo como um multiplicador independente das atividades turísticas.

Como resultado, promove o crescimento da economia municipal (distribuição de receitas), atuando como multiplicador independente das atividades turísticas. Na verdade, o evento é uma forma de maximizar o uso das estruturas turísticas para Matias (2002), um evento é um grande impulso para economia da comunidade porque envolve muita movimentação nos vários setores econômicos, o que leva ao aumento das receitas, ao número de negócios diretos e indiretos, a novas oportunidades para a população local e a uma redistribuição da renda individual, local e regional.

Como alternativa ao turismo tradicional , o turismo de eventos , também conhecido como “turismo de eventos” , como tem sido apelidado pelos estudiosos , parece ser uma solução para o grande problema da sazonalidade que afeta os hotéis em períodos considerados curtos alternativa ao turismo tradicional , baseado em eventos também conhecido como “ turismo de eventos”, como tem sido apelidado pelos estudiosos , parece ser uma solução para o grande problema da sazonalidade que afeta os hotéis em períodos considerados curtos .

Eventos bem produzidos garantem a chegada de turistas de todas as regiões do país e até país mundo, e até do mundo, que, na maioria, usarão todos os serviços oferecidos.

Utilizará, na maioria dos casos, todos os serviços fornecidos. Isso deixa claro o quão importante um evento é para uma comunidade específica em nível social e econômico, comunidade em um nível social e econômico.

Existem inúmeros numerosos exemplos dede eventos bem eventos de sucesso realizados em várias cidades do país. Realizado em várias cidades do país. Esse tipo de proposta é melhor ilustrada pela Festa do Peão dedo Peão de Boiadeiro de Barretos, Boiadeiro movimenta toda a cidade e impulsiona fortemente os números da economia local de Barretos, que movimenta toda a cidade e impulsiona fortemente os números da economia local . Aumento da arrecadação do impostor.

No relatório da EMBRATUR de estudos sobre demanda turística (Brasília, 1998), um turista de eventos gasta até três vezes mais que um visitante de férias tradicional, permanecendo na cidade em média de dois a cinco dias. Também podem ser citados benefícios gerados pela indústria de eventos, como:

Equilíbrio na relação entre oferta e demanda, o que resulta em aumento significativo da taxa de ocupação dos hotéis, realizam seus eventos em períodos curtos, pois, além da facilidade de reunir um grande número de participantes, há diversos locais interessados em sediar o evento, o que facilita as negociações e oferece mais benefícios ao organizador. Devido ao generalizado econômico trazido pela execução do evento, há um aumento significativo na quantidade de impostos coletados, o que cria uma comunidade segura que beneficia diretamente a comunidade local. Com o movimento gerado pela realização do evento, há um aumento significativo na arrecadação de impostos, o que cria uma comunidade segura que beneficia diretamente a comunidade local. Um retorno de imagem magnífico. Se o evento for bem evento for bem estruturado, a cidade ficará significativamente exposta em um nível regional ou talvez nacional. Em nível regional ou talvez nacional.

Os turistas também divulgar a imagem da cidade, o que pode ser uma fonte potencial de informações sobre suas origens ou mesmo sobre outras cidades. Espalham a imagem da cidade, o que pode ser uma fonte potencial de informações sobre suas origens ou mesmo outras cidades.

Criação de um turismo identidade voltada para a execução visando a execução de eventos, após executar previamente com sucesso outros eventos. do evento , após a execução bem-sucedida de outros eventos anteriormente . Enriquecimento cultural enriquecimento da população local por meio da interação dos participantes e da introdução de novas tendências e tecnologias da população local através da interação dos participantes e da introdução de novas tendências tecnologias. Com base sobre os pontos acima mencionados, mencionados, uma série um número características positivas para o desenvolvimento de eventos podem ser identificadas, tendo como objetivo principal proporcionar benefícios econômicos.

De características positivas para o desenvolvimento eventos podem ser identificados, comcujo objetivo principal é proporcionar benefícios econômicos.

As ações devem ser desenvolvidas sobre bases sólidas, envolvendo toda a comunidade. Toda comunidade. Por outro lado, podemos nos deparar com conflitos que, em muitos casos, se tornam inviáveis. Por outro lado, podemos encontrar conflitos que, em muitos casos, se tornam inviáveis.

Conhecido como turismo de negócios, passou por muitos altos e baixos no Brasil, mas sempre foi um fator econômico e cultural significativo no crescimento da indústria do turismo em geral. Atividade turística, a indústria de eventos tem sido examinada e é vista como uma das formas mais acessíveis de conhecer um lugar usando todos os seus recursos (transportes, opções de hospedagem, estabelecimentos de alimentação e bebidas, comércio local , etc.).

Para Nakane (2000, p. 54), o turismo econômico utiliza recursos no momento 6 e contribui para a descoberta dos atrativos naturais, culturais e sociais da região. de baixa estação, ou seja, quando sua procura não é tão significativa para turistas de lazer no turismo, os eventos são considerados como uma nova realidade da atividade turística, possibilitando o desenvolvimento de novos destinos, como capitais em vias de projeção para sua independência econômica financeira. Um passeio de laser custa, em média, U$ 80,00 (oitenta dólares) por dia e fica, em média, três dias no destino, uma viagem de turismo de eventos triplica seu custo diário e aumenta para cinco dias no destino.

É a área do turismo que leva em consideração os critérios relacionados ao objetivo da atividade turística. praticada com interesse profissional e cultural por meio de conferências, convenções, simpósios, feiras, encontros culturais, reuniões internacionais e outros eventos, é uma das atividades econômicas que mais cresce no mundo atualmente. Eventos se tornaram uma forma dos países promoverem sua imagem, se apresentarem ao mundo e gerarem receita para suas cidades ou regiões. Nos próximos anos, haverá um aumento nas celebrações (música, filmes, arte, etc.), eventos esportivos, comemorações históricas e festivais.

Promover eventos ao redor do mundo é considerado o setor que oferece à nação e à cidade anfitriã do evento à maior retorno econômico e social. Retorno Congressos e feiras estão entrando em um debate cada vez mais acalorado, que exige acalorado, que exige preparação e planejamento por parte das para preparação e planejamento por parte de, Brasileiro).

Os eventos nações são conhecidos como multiplicadores turísticos porque normalmente envolvem a saída de duas pessoas (o participante do evento e o acompanhante), ajudam a reduzir a sazonalidade sensual, criam uma imagem positiva da cidade e seus arredores e, consequentemente , atraem prestadores de serviços , gerando negócios e retornos imediatos e permitindo a entrada de divisões no país , estado ou cidade. De acordo com dados da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), os eventos ocorrem principalmente de maio a outubro, com pico em setembro. Os eventos ocorrem principalmente de maio a outubro, com pico em setembro

A média do tamanho de uma reunião internacional é de uma reunião internacional dura 4,8 dias.

A maioria das várias reuniões internacionais, reuniões, conferências e eventos internacionais estão relacionados às conferências médicas (27 %), ciência (10,8%) e indústria (9, 7%).e os eventos estão relacionados à área médica (27%), ciência (10,8%) e indústria (9,7%). O mercado de eventos no Brasil teve início na década de 1950, quando Caio de Alcântara Machado lançou a Feira Nacional da Indústria Têxtil (FENIT), que reuniu 97 expositores pela primeira vez em agosto de 1958. Início dos principais centros industriais e comerciais do país.

Segundo estimativas da EMBRATUR, esse mercado tem crescido 12% ao ano, são realizados cerca de 70.000 congressos no mundo eventos, com custos por pessoa/dia de US$ 240,00, três vezes mais do que os associados ao turismo lazer . Os eventos são conhecidos como multiplicadores turísticos porque geralmente envolvem a saída de duas pessoas (o participante do evento e o acompanhante), ajudam a reduzir a sazonalidade sensual, criam uma imagem positiva da cidade e seus arredores e, consequentemente, atraem prestadores de serviços, gerando negócios e retorno imediato e permitindo a entrada de empreendimentos no país, estado ou cidade. Para competir no mercado global de eventos, o Brasil foi obrigado a desenvolver uma infraestrutura eficaz e disseminar materiais educacionais que permitissem que o setor se profissionalizasse e se adaptasse às tendências competitivas desse mercado.

Profissionais e empresas ligadas ao turismo entendem a importância deste setor para a economia local e nacional de muitos estados e municípios brasileiros também não é novidade que o turismo de eventos é o que mais gera receitas, impostos e empregos para os países que recebem esse tipo de viajante. Não é preciso ser economista para reconhecer a importância direta e indireta do setor em todas as regiões do país como fator de geração de riqueza e desenvolvimento socioeconômico. era uma falta de números e de uma compreensão completa e abrangente das dimensões atuais da atividade .

A Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaus (FBC&VB) realizou o Dimensionamento Econômico da Indústria Brasileira de Eventos, a pesquisa demonstra o estado avançado em que estágio a indústria em que o setor se encontra atualmente — um avanço sem precedentes e incrivelmente útil porque contribui com números econômicos para o setor de turismo que mais cresce no Brasil e no mundo .encontra – se atualmente um levantamento inédito e incrivelmente útil porque contribui com números econômicos para o setor de turismo que mais cresce no Brasil e no mundo.

A pesquisa, realizada em 120 cidades brasileiras, gerou um total de 2,9 milhões de empregos, gerando R$ 37 bilhões, ou 3,1% do PIB do país, e R $ 4,2 bilhões em impostos provenientes dos 320 milhões de eventos que acontecem anualmente nas quatro províncias do país . O estudo realizado deve servir de referência na história do segmento e contribuir para um novo surto de crescimento do mercado turístico nacional e da economia brasileira. Geração, a indústria de eventos gera mais de três milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados anualmente. Seria apenas um passo para reconhecer a necessidade do setor de eventos, uma vez que hoje se sabe que esse setor tem potencial para crescer. O valor estimado da arrecadação de tributos gerada é de R$ 4,2 bilhões.

Novo capítulo na história do setor de eventos brasileiro a pesquisa realizada entre janeiro e novembro de 2001 apresentou resultados surpreendentes.

Pela primeira vez , foi realizado um estudo que reflete a realidade desse mercado no país até o ponto da ausência de números que sirvam de base para ampliar a visibilidade dos oito segmentos da economia brasileira , desde estudos de viabilidade para investimentos públicos e privados até o desenvolvimento de políticas para o setor de eventos .

Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil significa uma linha que se divide em antecedentes e depois na história desta seção. Foram quase 330 milhões de eventos naquele ano no país, com 79,9 milhões de participantes.

Considerando as despesas dos participantes, as receitas dos locais e das empresas organizadoras, o retorno anual total chega a R$ 37 bilhões, ou 3,1% do PIB brasileiro.

Neste estudo são apresentados números que incluem a capacidade instalada para eventos nas regiões brasileiras , o número médio de participantes, o tipo de espaço em metros quadrados e o número de participantes, com os respectivos preços médios de localização , os tipos de eventos mais procurados, a sazonalidade [ alta e baixa ] ,preços etc. Os tipos de eventos mais populares , sazonalidade [alta e baixa], etc. Exposições, eventos esportivos , agropecuários e encontros comerciais, congressos, convenções e reuniões de negócios, entre outros eventos, mostraram seus números neste estudo , criando a ferramenta que não só a indústria do turismo precisava para ter maior visibilidade em seus respectivos negócios, mas também em suas fronteiras.

 

3.  CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Segundo estudos desenvolvidos pela FIPE/USP a pedido da EMBRATUR (FBC&VB-SEBRAE/CTI, 2001), o turismo é um setor que tem aumentado significativamente sua participação na economia nacional e é responsável por uma parcela significativa do PIB brasileiro. Ao mesmo tempo, o setor é responsável pela criação de um grande número de negócios devido ao uso intenso de mão de obra. Grande parte da importância da indústria do turismo pode ser atribuída a um de seus segmentos, a indústria de eventos, que é responsável por ocupar uma parcela significativa das instalações instaladas em hotéis, restaurantes, casas de entretenimento, veículos de transporte, etc. A indústria de eventos responde em grande parte aos fluxos turísticos para uma infinidade de destinos. Multidões viajaram para eventos religiosos como o Círio de Nazaré em Belém ou a Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, ou para eventos esportivos como a Corrida de Fórmula 1 em São Paulo, ou para eventos culturais como a Festa do Boi Bumba em Parintins, na Amazônia, ou em eventos agrícolas como a Festa do Vinho em Caxias, no Rio Grande do Sul, ou a Festa do Peão Boiadeiro em Barretos, em São Paulo, ou eventos comerciais como o Salão do Automóvel ou a Feira de Utilidades Domésticas em São Paulo, ou para eventos técnicos e científicos que acontecem em todo o Brasil. A importância da indústria de eventos é ainda maior; acredita – se que por meio de negociações avançadas, evolução da ciência e tecnologia, informação socializada e melhor entendimento, o entendimento é alcançado. Esses fatores, por sua vez, levam ao aumento da produção, à criação de mais empregos, à melhoria da qualidade de vida da população e assim por diante. A indústria de eventos também desempenha um papel significativo no estímulo às micro e pequenas empresas.

É responsabilidade de um organizador de eventos montar um evento em um local específico, terceiriza, e conter uma infinidade de itens (recepção, decoração, buffet, produção de flyers, banners, locação de equipamentos audiovisuais, serviços de tradutor e intérprete, serviços gráficos, etc.). Por isso , a indústria de eventos assume um papel estratégico dentro das políticas públicas que visam para promover atividades econômicas

, criar mais empregos para suas comunidades e arrecadar impostos necessários para a construção e manutenção de escolas, hospitais, presídios, etc. Este estudo confirma a importância desta atividade e demonstra que, apesar de sua maior concentração na região Sul do Brasil ( que é a mesma concentração observada em outras atividades econômicas ), outras regiões do país também têm um gerador significativo de riqueza e bem-estar na indústria de eventos .

 

Dentro das limitações da metodologia da pesquisa, que considera apenas espaços com capacidade mínima de 100 espaços, localizados nos 120 maiores municípios do Brasil com espaço para eventos, 1.780 espaços estão disponíveis para eventos em todo o país. Esses espaços sediam, em média, 184 eventos anualmente, o que equivale a

327.520 eventos no Brasil anualmente. Cerca de 170 milhões desses eventos ocorrem no Sul, 63 milhões no Sul e 61 milhões no Norte.

A média de público nesses eventos é 243,8. É claro que eventos como feiras, que têm milhares de participantes, e até mesmo encontros empresariais com milhares de participantes são comuns neste meio. (VB-SEBRAE/CTI & FBC, 2001)

 

REFERÊNCIAS

 ANSARAH, M. G. dos R. (Org.). Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: SENAC, 2001.

CASTELLI, G. Excelência em hotelaria: uma abordagem prática. 3.ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE TURISMO (EMBRATUR). Deliberação Normativa nº 429 . Brasília, Diário Oficial da União, de 23.04.2002.

             . Indicadores de turismo. Brasília: EMBRATUR, maio / 2000.

             . Regulamento dos meios de hospedagem de turismo. Brasília: Diário Oficial da União, n. 27, de 09.02.98. MATIAS, Marlene. Organização de eventos. 2.ed. Barueri: Manole, 2000.

MELO NETO. F. P. de. Marketing de eventos. 3.ed. Rio de Janeiro: Sprint,2001. PETROCCHI, M. Turismo: planejamento e gestão. 3. ed. São Paulo: Futura, 2001. SECRETARIA  DE  ESTADO  DE  CULTURA,  TURISMO  E  DESPORTO  (SEC/AM).

Serviços: hotéis. Apresenta dados sobre as unidades hoteleiras da cidade de Manaus. Disponível em :<wwww.visitamazonas.com.br>. Acesso em 17 de dezembro de 2024.

             . Cultura e turismo: canário, análise e perspectivas. Manaus: SEC/AM, 2002. CDROM.

Revision List

#1 on 2025-abr-09 qua  04:23+-10800

Autor

   Send article as PDF   

você pode gostar

Deixe um comentário

Translate »