O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL E O AMBIENTE E- LEARNING
THE ROLE OF THE EDUCATIONAL MANAGER AND THE E-LEARNING ENVIRONMENT
Patrícia Ayres da Fonseca[1]
RESUMO
No âmbito educacional, há o entendimento de que o e-learning oferece uma abordagem flexível, interativa e personalizada para o ensino e a aprendizagem, aproveitando as vantagens da tecnologia digital para proporcionar experiências educacionais ricas e envolventes, mas para isso os profissionais de educação precisam estar em constantes processos de formação e enfrentar os desafios que se permeiam a implementação desse ambiente. O objetivo dessa pesquisa é analisar de que forma o gestor educacional pode contribuir para a implementação do e-learning, facilitando a colaboração entre alunos e instrutores. A coleta de dados ocorreu por meio do estudo de trechos e fundamentos voltados para essa temática. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados demonstram que o gestor escolar desempenha um papel multifacetado nesse ambiente, coordenando e supervisionando todos os aspectos do processo educacional on line para garantir uma experiência de aprendizagem entre alunos e professores.
Palavras-chave: E-learning. Gestor Educacional. Ensino e Aprendizagem.
ABSTRACT
In the educational sphere, there is an understanding that e-learning offers a flexible, interactive and personalized approach to teaching and learning, taking advantage of the advantages of digital technology to provide rich and engaging educational experiences, but to achieve this, education professionals need be in constant training processes and face the challenges that permeate the implementation of this environment. The objective of this research is to analyze how the educational manager can contribute to the implementation of e-learning, facilitating collaboration between students and instructors. Data collection occurred through the study of excerpts and fundamentals focused on this theme. The method used was bibliographical research. The results demonstrate that the school manager plays a multifaceted role in this environment, coordinating and supervising all aspects of the online educational process to guarantee a learning experience between students and teachers.
Keywords: E-learning. Educational Manager. Teaching and Learning.
1 Introdução
Nos últimos anos, educação à distância e tecnologias digitais tem sio temas centrais em constante debate, o que tem levantado questões sobre o avanço do mundo e a importância de repensarmos o ensino e aprendizagem.
O avanço da globalização, fez-se com que a educação se torna-se um ponto central para capacitar indivíduos na sociedade. Ficou claro que o conhecimento se tornou o ativo primordial tanto no presente quanto no futuro, mas as tecnologias digitais seriam aliadas a esse processo, visto que as novas gerações estão atraídas por esses recursos, o que torna de suma importância a necessidade dos educadores de adotar novas abordagens para captar a atenção dos alunos, diante disso emergem o e-learning (modelo de ensino virtual).
O problema que norteará o estudo é: de que forma o gestor pode contribuir para a implementação do e-learning? O objetivo geral é analisar essas contribuições diante da implementação desse modelo, enquanto os objetivos específicos incluem as características do e-learning como ambiente de ensino aprendizagem, sobretudo o papel do gestor como facilitador e líder no sucesso e eficácia do processo de ensino e aprendizagem virtual, mostrando algumas funções e responsabilidades dele nesse contexto educacional. Para abranger tais objetivos, utilizou-se o método da pesquisa bibliográfica, sendo analisados dados de artigos científicos, livros e documentos sobre os temas para estabelecer as bases teóricas e subsidiar as análises propostas. A estrutura deste trabalho é composta por introdução, dois capítulos acerca do referencial teórico e por fim, as considerações finais.
2 Características do e-learning como ambiente de ensino aprendizagem
Com o advento e a ampliação da disseminação da internet, observa-se um significativo impacto nas formas de acesso à informação e comunicação entre os indivíduos. Essas mudanças têm repercussões importantes no processo de ensino e aprendizagem, destacando a educação à distância (EAD) como uma das modalidades mais relevantes na obtenção de conhecimento.
O e-learning ou aprendizado eletrônico, é entendido como um ambiente de ensino e aprendizagem que utiliza tecnologias digitais para fornecer conteúdo educacional e facilitar interações entre alunos e professores, tudo realizado através da internet.
Conforme Cruz (2017) o e-learning é uma forma de treinamento à distância que utiliza a internet como plataforma principal. Sua definição está intimamente ligada à da Educação a Distância (EAD) a qual envolve um processo educacional em que os professores e alunos estão separados no espaço ou no tempo, mediado por tecnologias. Para Gonçalves (2015) esse ambiente oferece recursos que promovem a interação entre alunos e professores, uma vez que está intrinsecamente ligado à internet. Essa conexão tem um potencial significativo, facilitando o acesso à informação independentemente do tempo e do espaço físico devido à capacidade de publicação rápida, atualização e distribuição de conteúdo. Além disso, há uma variedade de ferramentas e serviços de comunicação e colaboração disponíveis para todos os envolvidos no processo de ensino. Os autores estabelecem que o e-learning permite que os alunos acessam materiais de aprendizagem a qualquer momento e lugar, desde que tenham conexão com a internet. Isso proporciona flexibilidade e conveniência, permitindo que os alunos adaptem seus estudos aos seus horários propostos no cronograma.
Os recursos disponíveis nessa modalidade podem incluir texto, áudio, vídeo, animações, simuladores, jogos educacionais e muito mais. Essa variedade de formatos ajuda a atender a diferentes estilos de aprendizagem e a tornar o conteúdo mais atrativo e acessível.
Os ambientes de e-learning têm como objetivo principal fornecer suporte às atividades de ensino e aprendizagem, disponibilizando uma variedade de mídias e recursos para facilitar a comunicação entre os participantes envolvidos no desenvolvimento de habilidades (TEJEDOR, 2012).
Em consonância com isso, muitas plataformas oferecem interatividade por meio de fóruns de discussão, salas de bate-papo, videoconferências, questionários interativos e exercícios práticos, permitindo também a personalização do conteúdo com base nas necessidades dos alunos. Os sistemas podem fornecer feedback instantâneo sobre o desempenho e os conteúdos podem ser facilmente atualizados e revisados para refletir novas descobertas, tendências e desenvolvimento na área de estudo.
Nessa continuidade, Gomes (2005) estabelece que o e-learning é uma ferramenta digital, muitas vezes concebida como uma extensão da sala de aula para o espaço virtual. Essa modalidade faz com que os alunos participem ativamente do processo de aprendizagem e se envolvam com o conteúdo de maneira significativa, alcançando seus objetivos educacionais de forma mais eficaz.
É relevante mencionar que o e-learning surge como resultado de uma inovação metodológica, não visando impor um modelo predefinido que as instituições devem seguir rigidamente, mas sim oferecer suporte interativo e tecnológico proposto pelo ensino virtual. Essa abordagem visa romper com práticas antiquadas e conservadoras, adotando modelos pedagógicos inovadores no âmbito educacional.
Nesse contexto, o foco do e-learning é estrategicamente direcionado para colocar o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, descentralizando o papel dos professores como única fonte de conhecimento. Esse modelo integra a tecnologia de maneira colaborativa, levando em conta as características participativas da aprendizagem como um recurso interativo genuíno.
O papel dos professores na formação dos alunos passa por uma transformação significativa, deixando de ser percebido de maneira tradicional. Isso reflete uma nova forma de transmitir conhecimentos, especialmente na mediação das novas tecnologias no dia a dia dos estudantes.
2.2 O papel do gestor educacional diante do ambiente e-learning
O gestor, desde o princípio assume o papel de gerir a dinâmica escolar, de acordo com as diretrizes e políticas educacionais públicas, cabendo a ele implementar projetos pedagógicos de acordo com a metodologia proposta que organize e crie condições para o ambiente educacional.
Conforme Santos (2002) é essencial que os gestores reconheçam que na contemporaneidade, sua função transcende a mera burocracia, assumindo, primordialmente, o papel do líder. É esperado que estejam à frente, atuando como membros ativos da comunidade escolar, conduzindo-a com diligência e comprometimento.
Assim já mencionado, as funções do gestor educacional são imprescindíveis para alcançar os objetivos de uma instituição. Uma de suas responsabilidades primordiais é promover um desempenho de excelência na escola e mitigar potenciais desafios que possam comprometer a aprendizagem dos alunos no futuro. Além disso, o gestor desempenha outras atribuições igualmente importantes, como liderar a comunidade escolar no processo de elaboração do projeto pedagógico da instituição. Esse documento é fundamental para o funcionamento eficaz da escola, especialmente quando construído com o consenso e colaboração de todos os envolvidos.
Silva (2009) menciona que um esforço colaborativo, no qual todas as partes envolvidas compartilham de um objetivo comum, é sem dúvida gratificante e produtivo. Por outro lado, um projeto caracterizado por discussões polarizadas e ideias fragmentadas falhará em produzir resultados eficazes.
Um gestor democrático e crítico deve fomentar um ambiente propício para a participação de todos, assegurando que todos os membros se sintam igualmente responsáveis pelo avanço da instituição educacional, principalmente diante de uma plataforma de ensino online.
Cabe a ele, planejar e implementar o currículo dentro do ambiente virtual de aprendizagem, garantindo que os objetivos sejam alcançados e para isso deve selecionar as tecnologias e recursos adequados para apoiar o processo de ensino, garantindo que os alunos tenham acesso a ferramentas e materiais educacionais relevantes.
Acerca disso, Luck (2009) destaca a necessidade de que o gestor esteja plenamente consciente de sua postura no contexto educacional. Ao fazer isso, ele contribui para promover a aprendizagem e preparar os alunos para enfrentar os desafios surgidos. O gestor é fundamental para a construção do processo educativo, pois são responsáveis pelo suporte e orientação aos professores que estão ensinando no ambiente virtual, ajudando adaptar suas práticas pedagógicas para o contexto on line e utilizar as ferramentas disponíveis. Também desempenham funções na gerência das plataformas de e-learning, garantindo que estejam funcionando corretamente as necessidades dos alunos e da sua equipe.
Neste sentido Colling (2012) cita que o gestor atua como facilitador primordial no ambiente escolar, influenciando no trabalho dos professores e assegurando uma estrutura organizada e harmoniosa. Isso propicia o desenvolvimento de um planejamento flexível, além de promover oportunidades de formação continuada. Essas medidas, voltadas para a obtenção de resultados reflexivos, inovadores e positivos, visam alcançar a formação integral dos alunos.
Muitos são as atribuições da gestão escolar para a efetivação do processo de aprendizagem por meio do e-learning, pois desempenham um papel crucial na comunicação com os alunos, educadores e outros membros, garantindo que todos estejam informados e engajados no ensino à distância. Ademais, devem avaliar regularmente o desempenho dos alunos, bem como o impacto das estratégias de ensino, tomando medidas para melhorar continuamente o processo.
O engajamento dos gestores na integração dos diversos setores da comunidade escolar no direcionamento de integração das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e na promoção de oportunidades para a formação contínua dos professores, pode desempenhar um papel significativo nos processos de transformação das instituições em um ambiente que facilita e promove a criação de conhecimentos compartilhados (ALMEIDA e RUBIM, 2004).
A gestão escolar engloba o processo de administrar o sistema de ensino como um todo, alinhadas com as políticas educacionais, visando à implementação dos seus projetos. Este processo garante um ambiente educacional autônomo, promovendo participação e compartilhamento de decisões, autocontrole por meio de monitoramento e avaliação com feedback e transparência mediante a divulgação de seus resultados (LUCK, 2010).
Em resumo, o gestor tem como compromisso a criação de um ambiente e-learning eficaz, garantindo que os objetivos sejam alcançados e que os alunos recebam uma educação de qualidade, mesmo à distância.
3 Considerações Finais
Ao longo desta pesquisa, analisamos as contribuições do gestor educacional acerca da implementação do ambiente e-learning, antes mostrando o conceito e as características do e-learning e fazendo análises acerca desse modelo nas instituições educacionais. Assim mostrou-se o papel do gestor diante do e-learning e o quanto suas funções enriquecem e alavancam o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que atua como facilitador e guia dos professores e alunos, proporcionando suporte e orientação durante todo o processo. Foi evidente que essa estrutura virtual, possui vários recursos que contribuem para a interação, expandindo as formas de consolidar os conhecimentos adquiridos. A partir desse estudo, almeja-se a contribuição para uma abordagem mais reflexiva e moderna para tornar o ensino e aprendizado mais envolvente, eficaz e atendendo os diferentes estilos de aprendizagem.
O ambiente e-learning oferece uma maneira flexível, acessível e inovadora de aprender, capacitando os alunos a adquirirem conhecimento e desenvolverem habilidades em seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais, isso, através do trabalho da equipe e principalmente do líder que é o gestor educacional.
4 Referências Bibliográficas
ALMEIDA, M; RUBIM, L. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2004.
COLLING, J. Trindade, L. Ziegle, M M & Nicolodi, S (2012). O gestor como facilitador nos processos de ensino e aprendizagem. Centro Universitário Franciscano- UNIFRA.
CRUZ, J. A, S; et al. A utilização do e-learning como ferramenta na educação corporativa. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom. Curitiba, set. 2017.
GOMES, Maria João. E-learning. Reflexões em torno do conceito. In: Dias & V. Freitas
(org). Actas da IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenge 05. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2005.
GONÇALVES, C.C.S.A. A educação à distância no Brasil: da correspondência ao e- learning. In: XII Congresso Nacional de Educação – Educere – Curitiba, out. 2015.
LUCK, Heloisa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MORAN, José. Educação híbrida: um conceito chave para a educação. Ensino híbrido:
personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
SANTOS, C. R (2002). O gestor educacional de uma escola em mudanças. São Paulo: Pioneira.
SILVA, EP (2009). A importância do gestor educacional na instituição escolar. Revista: Conteúdo Capivari.
TEJEDOR, F. J. Avaliação da integração de plataformas e-learning no ensino secundário. Rev. Iberoamericana de Educação, nº 58, 4 abr, 2012.
[1] Graduação em Pedagogia. Especialização em Orientação, Coordenação e Gestão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mail: patyayreschianca@hotmail.com
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