Início » A HABILIDADE DO PROFISSIONAL DE EVENTOS

A HABILIDADE DO PROFISSIONAL DE EVENTOS

por Fernanda Barbosa Rodrigues

A HABILIDADE DO PROFISSIONAL DE EVENTOS

 

 

THE SKILL OF EVENT PROFESSIONAL

Fernanda Barbosa Rodrigues1

 

 

RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar e descrever o perfil profissional de eventos no contexto atual de retirada de investimentos no setor, relacionando sua capacidade de superar os desafios que o mercado enfrenta devido à crise econômica brasileira. Constata -se que nesta. Desde então, a maioria do sistema produtivo tem visto desemprego significativo e declínio no número de negócios no segundo e terceiros setores. Como resultado, os profissionais de todas as áreas, particularmente o foco do estudo de eventos, devem desenvolver habilidades especializadas para enfrentar a crise em questão. A metodologia para o estudo proposto será baseada em pesquisa bibliográfica. O referencial teórico será baseado em pesquisas sobre tipos de eventos, classificação, planejamento, perfis profissionais e, finalmente, crises do mercado de eventos. Levando em consideração as informações coletadas, foi determinado que a indústria de eventos apresentou menor lucratividade quando comparada a outras indústrias; no entanto, também é sabido que os eventos profissionais possuem um alto nível de conhecimento técnico relacionado à indústria, o que os torna valiosos na aquisição de recursos financeiros como resultado de seu trabalho. Parece que o setor de eventos está crescendo 15% anualmente enquanto as expressivas de outros segmentos estão passando por uma crise em nossa nação.

Palavras-chaves: Eventos Profissional. Eventos. Crise.

 

 

1 Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela PUCRS e possui MBA em Gestão de Negócios,. E-mail: fernandarrpp27@gmail.com.

 

SUMMARY: The objective of this article is to analyze and describe the professional profile of events in the current context of investment withdrawal in the sector, relating their ability to overcome the challenges that the market faces due to the Brazilian economic crisis. It appears that this. Since then, most of the productive system has seen significant unemployment and a decline in the number of businesses in the second and third sectors. As a result, professionals in all areas, particularly those focusing on event studies, must develop specialized skills to address the crisis at hand. The methodology for the proposed study will be based on bibliographical research. The theoretical framework will be based on research on types of events, classification, planning, professional profiles and, finally, crises in the events market. Taking into account the information collected, it was determined that the events industry presented lower profitability when compared to other industries; however, it is also known that event professionals have a high level of technical knowledge related to the industry, which makes them valuable in acquiring financial resources as a result of their work. It seems that the events sector is growing 15% annually while other sectors are experiencing a crisis in our nation.

 

INTRODUÇÃO

 

O Brasil vive um momento muito especial. Há uma recessão econômica que está deslocando milhões de pessoas além de provocar diversas atividades empresariais no primeiro, segundo e terceiro setores. Há muitos brasileiros que deixaram de empregar em nosso país. No entanto, há o primeiro setor, o agronegócio, que está rendendo muito dinheiro que, quando comparado a todo o resto, mal dá para nossas contas. Mas não queremos pular essa atividade primária neste artigo, e também é uma parte do terceiro setor que, surpreendentemente, oferece aos brasileiros números otimistas. Ambos são otimistas, expressivos e mostram um futuro brilhante para quem investe neles. Estamos falando de eventos neste setor.

O Brasil é um país continental com muitos setores produtivos diferentes. Do primeiro ao terceiro setor, há um potencial significativo ainda a ser explorado em relação à sua grande vocação: o turismo de negócios.

Abordando este tópico também envolve conectá-lo a outras ciências que interagem com o campo para maximizar seus resultados operacionais. Os profissionais de eventos precisam não apenas de formação acadêmica, mas também de treinamento contínuo sobre a dinâmica do mercado, o que impulsiona um comportamento que os obriga a sempre aprimorar suas habilidades.

 

O objetivo deste trabalho é demonstrar a capacidade que um profissional de eventos deve ter para aproveitar a alta demanda que o mercado está vivenciando neste setor. Os objetivos específicos serão:

– Apresentar os tipos e classificações de eventos que demonstram o enorme potencial de empreendedorismo na indústria. Fornece informações sobre o crescente mercado internacional de eventos à luz da regressão econômica do Brasil.

Identificar as habilidades para profissionais de eventos no ambiente atual.

 

 

2.1  IDEIAS PARA EVENTOS

 

Para melhor compreensão, o planejamento e execução de eventos pode ser uma ferramenta das organizações quando utilizada com o objetivo de fortalecer a imagem da organização e a mesmice de seu posicionamento em relação aos seus públicos. Segundo Matias (2001), o evento significa ” […]

Ação profissional por meio da pesquisa, planejamento, organização, coordenação, controle e

Execução de um projeto com o objetivo de atingir seu público-alvo com medidas tangíveis e resultados que foram antecipados.

Segundo Melo Neto (2004), por meio dos eventos que o homem moderno aprende e volta a sentir emoções, desenvolve um senso crítico, intensifica suas visões, preza pela liberdade e desenvolve maior sensibilidade. Desta forma, potencializando sua vida emocional e social, transpondo as fronteiras estreitas das emoções de aventura, sensualidade, erotismo, juntamente com transes religiosas, amorosas.

Segundo Giácomo (1993), ” [ … ] o evento enquanto elementos da mistura de O objetivo da comunicação é minimizar o esforço usando a capacidade sinérgica de Ele usa o poder expressivo para envolver as pessoas em uma ideia ou ação.

Da mesma forma, interpretando esse conhecimento, pode-se dizer que uma ocorrência, em geral, é caracterizada como “qualquer incidente que ocorre regularmente, sempre programado para “unir um grupo de pessoas”, como cita Senac (2000).

Segundo Miranda (2003), “um evento é uma coleção de atividades profissionais.” Desenvolvidas com o objetivo de atingir seu público-alvo por meio do lançamento de produtos, apresentação de uma pessoa, empresa ou entidade com o objetivo de estabelecer seu conceito ou restaurar sua imagem.

 

Atribuindo todas as responsabilidades associadas ao evento ao organizador

A qualquer momento, com relação ao seu planejamento, execução e operação, como em “como se pode Deduzir, a responsabilidade do organizador é bastante alta e vai além do evento em si. Giacaglia, 2003.

 

 

2.2  SITUAÇÕES DE EVENTOS

 

Na maioria dos casos, a produção do evento requer um aspecto específico relacionado à solução técnica. Neste contexto, a maioria dos autores concorda com a maioria existem muitos tipos diferentes. Para o propósito do estudo, parece que Bettega (2001) comenta sobre a tipologia ao afirmar que cada linha satisfaz precisamente seu propósito, enfatizando modalidades, características e diferenças – chave. As principais categorias de eventos são:

Uma assembleia é uma reunião na qual os membros são representantes de um grupo, região, estado, nação, etc. O objetivo da assembleia é discutir questões de interesse geral para os participantes.

Uma reunião cujo objetivo principal é a troca de ideias é chamada de brainstorming. Sobre um assunto específico, em primeiro lugar, a parte de reunificação do princípio criativo é quando os membros expressam suas opiniões sobreo tópico de forma breve. O termo ” brunch” vem da combinação de café da manhã e almoço.

Almoço. Como o nome sugere, este evento é sobre café e café da manhã. Colóquio é uma reunião que normalmente é liderada por uma classe profissional específica para tomar uma decisão sobre um assunto estabelecido. Quando há muitos constituintes, os subtemas

Eles são distribuídos entre nossos grupos com um moderador presente. Conclave é uma reunião fundamentalmente religiosa cujos tópicos são tipicamente de ordem ética et moral e uma conferência é uma reunião que inclui um especialista em conferências presente, que observa inclui conhecimento sobre um assunto específico.

A conclusão da exposição da conferência é um espaço aberto para o público fazer perguntas.

 

Essas perguntas devem ser respondidas em uma determinada ordem preestabelecida, como um número predeterminado ou uma ordem sequencial.

Congresso é um evento que geralmente ocorre dentro de uma determinada classe profissional (Médicos, enfermeiros, secretários, etc.), cuja objetivo é discutir tópicos sugeridos pela turma Dependendo da complexidade do tópico e do número de participantes, o evento pode ser realizado ao longo de vários dias.

Convenção: geralmente uma convenção empresarial, tem como objetivo transferir ideias a respeito de um tópico específico, como a troca de experiências em relação a vendas.

É uma Oportunidade para a empresa motivar seus funcionários. Com base nos vários tipos e objetivos de eventos, Bettega (2001) discute e cita os tipos de eventos que permitem entender suas características:

Coquetel é uma reunião cujo objetivo é comemorar alguma informação ou evento. Este o programa prossegue rapidamente, durando no máximo duas horas, e são oferecidos refrescos. Salgados e doces.

Um debate é uma reunião com o objetivo de discutir um tópico, durante o qual há discussão entre indivíduos ou organizações que defendem vários pontos de vista.

Os encontros são eventos com durações e horários variados onde as pessoas podem se encontrar com o propósito de discutir tópicos de interesse compartilhado. Exposição: É um encontro com o objetivo de promover bens ou serviços.

Feira: O propósito das exposições de feira é revelar e vender produtos. Cada expositor monta seu espaço, conhecido como estande, para chamar a atenção do público e vender seus produtos. Os eventos podem ser comerciais, industriais ou estritamente promocionais, embora o foco principal de cada dia seja a divulgação do produto.

Um fórum é um evento em que as ideias são apresentadas na presença de um coordenador. Sua característica é a discussão e o debate e, ao final do evento, o coordenador explica as decisões finais para todo o grupo. Dependendo do número de participantes, este o evento pode ocorrer em um ou mais dias.

Mesa-Redonda é um encontro com o objetivo de debater uma ideia específica.

Os membros do grupo são guiados por um moderador que transmite as ideias do grupo, aos demais participantes como resultado, sob um padrão preestabelecido, estes poderiam se manifestar fazendo perguntas ao moderador e aos membros do grupo.

 

Mostra é um evento que tem a qualidade de divulgação. Um exemplo de feiras aninhadas.

Os estandes dos expositores organizam eventos e produtos, que recebem muito cuidado para chamar a atenção do público. Na maioria das vezes, as empresas fazem coisas como fornecer um logotipo para o produto exibido. Semelhante a um workshop, os eventos de escritório são frequentemente usados no campo educacional porque auxiliam na construção do conhecimento. Painel: Este evento ocorre sob a orientação de um moderador de debate.

O público apenas ajuda, mas não se esqueça do seu direito de fazer perguntas. Palestra é uma exposição e evento educacional onde há a presença de um palestrante que discutirá um tópico específico. Ao final, os participantes poderão elaborar perguntas sobre o assunto em discussão. Esse fenômeno é conhecido como “ciclo de palestras ” quando ocorre.

O salão “é amplo, fixo e visa apenas divulgar”, embora hoje tenha características de feira.

O mesmo procedimento usado para sua organização se aplica às situações anteriores.

Semelhante a um congresso, a Semana é uma ocasião em que as pessoas se reúnem para discutir determinado tópico ou uma série de questões. Geralmente usado por classes profissionais.

Seminário é um tipo de evento educacional. Os participantes são expostos ao assunto que Por fim, podemos interagir respondendo perguntas.

Simpósio é um evento que ocorre enquanto expositor e coordenador estão presentes. Após os participantes podem fazer perguntas ao expositor durante suas apresentações.

Uma visita é um encontro usado por empresários para demonstrar sistemas, procedimentos, materiais e equipamentos para um determinado setor público.

O significado desta reunião é os cuidados que devem ser tomados, bem como aqueles a serem recebidos, uma vez que uma visita geralmente ocorre em outros negócios.

 

Um workshop é uma reunião de um grupo específico de trabalhadores onde especialistas falam sobre um tópico específico, oferecendo novos métodos ou ideias para o público está interessado.

 

 

2.3  Categorização de Eventos

 

Conectando todos os processos de gestão e entendendo o período pré-pós evento, considera extremamente importante implementar procedimentos administrativos, desmembrando o evento mais seguro em relação à sua execução.

Cesca (2008) visa definir e organizar uma classificação para melhor administrar o mesmo. Percebe – se que esta classificação é dividida em dois grupos.

Eventos incluem aqueles cujo público já é conhecido, aqueles que recebem um convite e aqueles que não.

Eles são pré-requisitos para novos participantes. No nível local, o participante faz sua geralmente recebe um espaguete com uma caneta e papel para anotações.

Cada participante recebe um certificado de participação que inclui seu nome e o número de horas que passou temas compilados, desenvolvidos, chancela e assinatura da organização /empresa que promoveu o evento.

Eventos Abertos: são eventos públicos em geral que levam à sua inscrição antecipada ou após sua chegada, como durante uma apresentação. Tanto as vezes chamados de Abertos, os convites ou inscrições confirmadas representam o organizador do evento de forma eficiente, confiante em antecipar o número de participantes e estabelecer possíveis ajustes para a recepção do público-alvo

Em relação à área de interesse, os eventos podem ser categorizados como segue: Manifestações artísticas: ligadas a qualquer forma de arte relacionada à música,

pintura, poesia, literatura e outras coisas. A abertura de um livro ou um recital de piano são exemplos desse tipo de evento.

Cientistas: discutem tópicos relacionados às ciências naturais e biológicas, como botânica, medicinal e outras. Cívicos: são aqueles ligados a celebrações que são respeitadas. À história de um povo.

Exemplos incluem Parada de 07 de setembro, a simulação da morte de Tiradentes, entre outros.

 

Comerciais: são aqueles que as empresas solicitam para incentivar o lançamento de um produto, aumentar as vendas, abrir um novo negócio local ou simplesmente chamar a atenção do público para os serviços prestados por esta ou aquela empresa.

 

Culturais: destaca elementos de uma cultura específica para compreensão geral ou promoção. Desportivos: são eventos que podem ser locais, municipais, regionais, tanto nacionais quanto internacionais. Exemplos incluem os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo, os Jogos Pan-Americanos todas as formas de eventos que envolvem questões relevantes para o esporte.

Folclóricos: são aqueles que se relacionam com eventos que demonstram respeito às tradições de um povo. Um exemplo típico são as festas juninas, quando uma simulação de um casamento entre pessoas que vivem em um ambiente rural e oferecem aos participantes não apenas coesão social, mas, mais importante, a chance de saborear comidas, bebidas e salgados originários de áreas rurais, bem como músicas e trajes típicos.

Lazer: são aqueles que proporcionam entretenimento aos participantes. Parques de vários tipos são exemplos realmente característicos.

Promocionais: promover um produto, pessoa, organização ou governo, seja por meio de promoção de imagem ou suporte comercial. Eventos religiosos são aqueles cujos objetivos são promover valores morais e religiosos; integrar as pessoas que praticam esta religião; chamar a atenção para a admissão de novos fiéis; lançar um local como templo, sinagoga e igreja.

Sociais: casamentos são exemplos porque além das questões sociais, há também as leis envolvidas, como os padrinhos usados como testemunhos no sistema jurídico. Exploração dos recursos naturais e turísticos de uma região ou país por meio de profissionais ou não profissionais.

Segundo Martins (2003), a “espinha dorsal” de um evento é o seu planejamento. É ele que fornece orientação sobre para onde ir após uma ocorrência envolve variáveis controláveis e variáveis que são incontroláveis. Estas podem ser questões porque são incontroláveis. Imprevisíveis, e podem comprometer todo o evento. Para que o evento seja bem-sucedido é preciso um planejamento antecedente e detalhado.

 

Planejamento é um procedimento. Administrativo que visa identificar o caminho a ser seguido para que um evento seja realizado, certas etapas devem ser seguidas. Estão diretamente relacionadas ao seu planejamento.

Paradigma proposto por Allen e componentes do sistema em eventos que são divididos em três fases.

A primeira fase logística, também conhecida como pré-evento, é quando a ideia principal normalmente com base no desenvolvimento de um briefing criado pelo evento.

Garantia de controle durante todo o procedimento do evento acaba bem do caso. Importante notar que a tecnologia da informação é usada em informações estratégicas pois é possível compreender com um sistema generativo variações mais distintas que podem ser vistas em relação aos fortes, fracos, ameaças e como uma análise SWOT é descrita por Giacaglia (2006)

O estágio garante que o técnico responsável pelo evento acompanhe todo o processo em um projeto previamente escrito com referências claras, como todas as etapas técnicas de conclusão do mesmo.

Campos que devem acompanhar as três etapas, caminho equilíbrio financeiro, controle de desperdício e harmonia da equipe qualidade da prestação de serviços. O quadro a seguir demonstra a importância do argumento.

Para Maria Lúcia Bettega (2002), “um profissional deve ter descrição e comprometimento.” Mudar situações, parecer calmo ou sereno, não estar exposto a cerimônias, confiança total na pessoa com quem está trabalhando.

Adicionalmente, Bettega (2002) afirma: “O profissional cerimonial será examinado por sua Capacidade ser examinado por seus de administrar gerenciar problemas fazer a figura principal, com maior ou menor grau de e fazer a figura principal, com maior ou menor grau de Quem serve, ocupará o espaço de maior espaço mais proeminente destaque.

Deve estar de acordo ser com a de acordo com a realidade: realidade: Como compensação pela virtuosidade, o ator cobrirá cobrir as palmas; o profissional do cerimonial nada será ser mais doloroso que ver o triunfo de um grande acontecimento e sentir a maravilhosa sensação de o triunfo de um grande acontecimento e sentir a maravilhosa sensação de dever cumprido profissionais.

 

O planejamento não é uma tarefa fácil e é preciso acompanhar a evolução do mercado essencial que o profissional que atua na área de organização e estrutura são dinâmicos, deliberados, criativos, imaginativos, com capacidade de inovar e estar aptos a saber lidar com situações inesperadas usando o bom senso, situação, como observou Onishi (2005) para Andrade et al. (2000), devem possuir uma série de atributos físicos e tais como:

  1. Gerais Habilidades: aplicar informações e colocando soluções para em prática problemas em prática;; dominar dominando a tecnologia utilizada em suas atividades; escolhendo informações pertinentes; identificando informações e encontrar oportunidades para promover inovações.
  2. Habilidades de comunicação : habilidades: converter ideias em ações; manter a credibilidade em convertendo ideias em ações; mantendo a credibilidade em capaz de observar e reagir a dúvidas; saber fazer sendo capaz de fazer representações verbais

.ponto principal do negócio ;formular os objetivos da empresa ; ajudar com a revisão e não aperfeiçoamento das operações; saber gerenciar e executar múltiplas tarefas simultaneamente , gerenciar e executar múltiplas tarefas simultaneamente projetos e bem como tempo. Na maioria da época, promotores não são pessoas que são notificadas sobre vezes, os promotores não são pessoas notificadas sobre as habilidades às ao qual Andrade et al. (2000) se referem.

Segundo Britto & Fontes (2002), entre outras coisas, um profissional Britto & Fontes (2002), entre outras coisas, um profissional de eventos deve de eventos deve ser disciplinado, respeitoso e e funcionários seguro , fomentando a confiança com clientes e funcionários verbas, reuniões, prazos; ter flexibilidade, aceitar sugestões e propor adequadamente alterar as fases do trabalho ; ter reação rápida , capacidade de compreensão , responder a perguntas e atender às como expectativas dos clientes e funcionários; físico, mental, preparação e preparação para a saúde ; realismo, realismo, reconhecer limites, opções e saber como usá-los; ter paciência infinita , exercitar autocontrole e tranquilidade.

O profissional planejador de eventos vê o planejamento como um componente crucial e de eventos vê o planejamento como um componente crucial e arma principal na execução de um evento com maior probabilidade de sucesso execução de um evento com maior probabilidade de sucesso.

 

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Diante do exposto neste trabalho pode-se concluir que, mesmo diante de um cenário de crise econômica, é possível para uma empresa fazer o controle de seus custos, crescer e obter bons resultados. Faz-se necessário adotar estratégias que sejam compatíveis com o cenário onde estão inseridas, aliadas aos objetivos de manutenção, inovação e/ou expansão de suas operações. Para se tornarem competitivos, as empresas devem se engajar no processo de aprendizagem de forma para possibilitar a construção de suas próprias capacidades.

Quanto ao cenário econômico do Brasil, percebe-se uma retração econômica ao longo de vários anos.

Vários setores fechando suas portas, as pessoas estão sendo desempregadas e o consumo médio do brasileiro cai a cada semestre. Observar e aspirar um ar otimista não quer dizer que o empreendedor seja uma pessoa negativa. O cenário não é bom.

Mas o segmento de eventos, assim como o do agronegócio, anda na contramão da crise. Pelo exposto neste artigo podemos observar algo extremamente substancial no fator positivo. É possível investir neste setor, migrar para ele e apostar nas economias. O retorno é certo.

No Brasil o mercado de eventos está de vento a vapor. Se o país investe mais em infraestrutura e segurança pública, o segmento de eventos incrementa o seu crescimento de forma expressiva.

O gestor de eventos deve investir neste momento também em suas habilidades profissionais. Deverá atualizar procedimentos técnicos, humanos e científicos. O mesmo também deve se manter atualizado sobre as questões do ramo no Brasil e em outros países.

Com base neste estudo apresentado, concluímos que é essencial planejar, saber mapear alguns processos e, principalmente, elaborar o planejamento financeiro, para que o negócio possa fluir corretamente. A crise do Brasil desenvolverá maiores aptidões para gestores de segmentos, modelando desta forma um mercado que é uma bolha que gera muito lucro, emprego e renda nos tempos atuais, e que para o momento deste ano, ea em direção voltada ao mecanismo de retração econômica do nosso país. Enquanto o segmento de eventos cresce mais de 15% no Brasil, infelizmente os outros segmentos tangenciam o outro lado da moeda que assola e encerra atividades em cenário nacional.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

ALLEN, J; O’TOOLE, W; MCDONNEL, I; HARIS, R. Organização e gestão de eventos. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

ANDRADE, Nelson et al. Hotel: planejamento e projeto. São Paulo: SENAC, 2000. BETTEGA, Maria Lúcia. Eventos e Cerimonial. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.

BRITTO, Janaína e FONTES, Nena. Estratégias para eventos. Uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

CESCA, Cleuza G. Gimenes. Organização de Eventos – Manual de Planejamento e Execução. São Paulo: Summus, 2008.

CHIAVENATO, IDALBERTO,Gestão de Pessoas, terceira edição, Editora Elsevier, 2010.

CHIAVENATO, IDALBERTO. Desempenho Humano nas Empresas: Como desenhar cargos e avaliar o desempenho para alcançar resultados. 6ª ed. – São Paulo: editora Manole, 2009. R e v i s t a C a m p o d o S a b e r – I S S N 2 4 4 7 – 5 0 1 7 P á g i n a Volume 4 – Número 2 – jul/dez de 2018 106

CHIAVENATO, IDALBERTO. Recursos humanos: o capital humanos das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

DEMO, GISELI. Políticas de Gestão de Pessoas nas Organizações: Papel dos Valores Pessoais e da Justiça Organizacional. 2ª ed. Ex 3 – São Paulo: editora Atlas,2008.

DUTRA, JOEL SOUZA. Gestão de Pessoas, modelos, processos, tendências e perspectiva, Editora Atlas,2002.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIACOMO, Cristina. Tudo acaba em festa. Evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo: Editora Página Aberta, 1993. GIACAGLIA, Maria Cecícila. Organização de eventos: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 2003.

GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

LACOMBE, FRANCISCO; HEILBORN,GILBERTO. Administração: Princípios e Tendências. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

MATIAS, Marlene. Organização de Eventos: procedimentos e técnicas. São Paulo: Manole, 2001.

MELO NETO, Francisco Paulo de. Marketing de eventos. 2ª ed. Sprint, Rio de Janeiro, 2004.

MIRANDA, Luiza: Negócios & festas – Cerimonial e etiqueta em eventos. 2ª ed. – Autêntica, Belo Horizonte, 2003.

MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: < http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/definicao/crise%20_936746.html >. Acesso em: 10 mai. 2024.

MEIRELLES, G. F. Eventos seu negócio seu sucesso. 2 ed. Santana de Parnaiba: Ibradep, 2003.

MOTTA, PAULO R. Transformação Organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1998, p.101

ONISHI, Kelly Miyuki, O profissional do secretariado como organizador de eventos empresariais, PUCPR, 2005. RODRIGUES, William Costa. Metodologia Científica, 2007. Disponível em: Acesso em: 18/08/2015.

Revision List

#1 on 2025-abr-09 qua  04:02+-10800

Autor

   Send article as PDF   

você pode gostar

Deixe um comentário

Translate »